Frente Parlamentar de Apoio ao Desenvolvimento do Gás Natural é lançada na Assembleia


25/05/2017 16:34 | Da redação/ Fotos: Maurício de Souza

Compartilhar:

Público<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg202878.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Frente Parlamentar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg202884.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Antonio Henrique Costa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg202885.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Bruno Ambrust<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg202886.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Eduardo Almeida Mota<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg202888.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Walter Piazza<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg202889.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> João Caramez<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg202890.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa lançou, nesta quinta-feira (25/5), a Frente Parlamentar de Apoio ao Desenvolvimento do Gás Natural no Estado de São Paulo (FGAN). A Frente vai levantar os grandes gargalos do setor e criar grupos de trabalho para discutir temas como a legislação de 1960, considerada muito antiga; a viabilização do uso pela indústria, o estímulo para que a população use o gás natural encanado em substituição aos botijões de gás, além da questão tributária. "São Paulo não pode mais perder os mais de R$ 3, 8 bilhões, em decorrência do não recebimento dos tributos, pois todo o gás proveniente da Bolívia entra por Mato Grosso e o ICMS fica todo lá. Queremos que São Paulo colha os benefícios do gás natural", disse o deputado João Caramez (PSDB), coordenador da Frente.

Atualmente, o Estado tem três Concessionárias que distribuem gás canalizado; a Comgás, a Gás Brasiliano e a Gás Natural Fenosa, que atenderam, no ano passado, a 1.770 milhões de domicílios, o equivalente a 5 milhões de beneficiados. No total foram distribuídos cerca de 14 milhões de m³ para indústria, comércio, residências, através de 18 mil km de redes em 120 municípios. Indústrias, como as dos setores automotivo e cerâmica consomem 80% do volume de distribuição.

Antonio Henrique Costa Gross, da Comgas (Companhia de Gás de São Paulo), considera necessária uma legislação que favoreça e dê apoio ao crescimento do gás natural no interior e que incentive o uso do gás natural encanado. "Há uma demanda de prefeituras solicitando o uso de gás natural, além de ser importantíssimo para a indústria e comércio. O gás é um energético muito importante hoje, no Estado e a FGAN só vem a ajudar", disse.

Uma parceria entre a Eletropaulo e a Comgas, de energia solar, elétrica e gás natural, realizará a eficientização energética do complexo do Hospital das Clínicas (HC). "A parceria está quase fechada. Serão eliminados todos os aparelhos de ar condicionado e será feita uma climatização centralizada. Na hora de pico, onde a energia elétrica é mais cara, será usado o resfriamento a gás", explicou. Até pizzarias e padarias estão fazendo a conversão do forno a lenha para o forno a gás o que, segundo Gross, não vai estragar o pãozinho de cada dia dos paulistas, pois continuará crocante.

Além dos citados na reportagem, a mesa foi composta por José Bonifácio de Souza Amaral Filho, diretor de Regulação Econômico-Financeira e de Mercados da Arsesp (Agência reguladora de saneamento e energia do Estado de São Paulo); Eduardo Almeida Mota, diretor adjunto da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo; Bruno Armbrust, presidente da Gás Natural Fenosa e Walter Fernando Piazza Junior, diretor presidente da Gás Brasiliano.

alesp