Entrevista com o deputado Welson Gasparini


25/05/2017 20:23 | Beatriz Correia - Foto: Raphael Montanaro

Compartilhar:

Welson Gasparini<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg202903.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Professor, jornalista, radialista e advogado. Aos 81 anos, Welson Gasparini (PSDB) garante que teve muita sorte na vida. Filho de pedreiro e dona de casa, com 13 anos ganhou uma bolsa de estudos no colégio particular São José, em Batatais, porque começou a trabalhar como ajudante de porteiro na escola. Pelo bom desempenho, Gasparini foi promovido a auxiliar na secretaria, e assim conseguiu sua base de estudos. Nesta edição do Mandato em Pauta, o deputado conta como entrou na política e destaca as ações políticas que começaram com ele e têm continuidade na família.

Como torcedor do Batatais FC, Gasparini pediu ao jornalista Bráulio Geraldo, redator chefe do extinto "Diário de Notícias", uma credencial de imprensa para entrar em um jogo na cidade de Ribeirão Preto - e em troca traria um texto com as informações da partida. Em um "lance de sorte", o então governador do Estado, Jânio Quadros, encontrava-se no estádio e, com a credencial de imprensa, Gasparini conseguiu chegar até ele e fazer uma entrevista, pela qual Jânio mandou uma mensagem para Batatais. "Quando voltei para o jornal eu tinha meia página sobre o jogo e uma inteira com a entrevista do Jânio, então o diretor me contratou como repórter do Diário de Notícias e assim eu comecei minha carreira no jornalismo", revela o deputado.

Como jornalista, Gasparini soube de um concurso para locutor na rádio ZYR79. Participou, foi contratado e passou a conciliar os dois empregos. Pertencente também a vários movimentos da Igreja Católica " como a Congregação Mariana e o Movimento Encontro de Casais com Cristo " o deputado conta que havia um incentivo pela instituição à participação política e ele, como repórter, foi escalado para fazer matérias na Câmara de Vereadores. "Aquilo pra mim foi uma escola, eu tinha contato com vereadores muito capazes, que faziam ótimos projetos, então eu fui entendendo e participando mais da política", conta. Após isso, Gasparini foi eleito vereador e começou sua carreira.

Carreira e especializações

Formado em Direito, Welson Gasparini especializou-se principalmente na área administrativa. O parlamentar conta que após o mandato como vereador foi eleito prefeito de Ribeirão Preto. "Eu tinha 25 anos e fui eleito o prefeito mais jovem do Brasil". Já atuante da Associação Paulista de Municípios (APM), alcançou o posto de presidente da Associação Brasileira dos Municípios (ABM).

"Posteriormente ao mandato de prefeito eu fui eleito deputado federal e fui convidado pelo governo americano, John Kennedy, para fazer um curso de administração nos Estados Unidos", lembra. E acrescenta: "Foi um aprendizado maravilhoso. Naquele tempo no Brasil nem se falava em meio ambiente, e lá eu tive contato com isso. Voltei para a prefeitura de Ribeirão Preto fanático pelo tema".

Após a especialização nos EUA, o deputado conta que ficou conhecido como "Prefeito das Praças" porque, como consequência da experiência no exterior, construiu doze praças na cidade. Nesta época, Gasparini afirma ter dedicado uma atenção especial também ao saneamento básico do município, que não tinha tratamento de água e esgoto. "Eu aprendi que investindo R$1,00 em saneamento básico você economiza R$4,00 na saúde". Além disso, lamenta a atual situação brasileira: "Hoje eu vejo com tristeza no Brasil que metade da população não tem água encanada nem privada nas suas casas porque não tem rede de esgoto". O deputado relaciona ainda os muitos problemas de saúde com a falta de prioridade do saneamento básico no país.

Quatro vezes prefeito de Ribeirão Preto, Gasparini foi convidado também pelo governo alemão para um curso de especialização em Administração Pública em Berlim, pela Fundação Alemã para Desenvolvimento Internacional. Além dos cursos mencionados, recebeu convites para especializações dos governos do Chile e Espanha.

Prioridades

Como deputado estadual, o parlamentar destaca a prioridade de seu mandato para áreas de meio ambiente e saneamento básico. "Na próxima audiência com o governador Geraldo Alckmin eu vou insistir muito para que São Paulo seja um exemplo para o Brasil. Em parte isso já acontece, mas nós precisamos de 100% de água e esgoto tratados no Estado. Isso vai aliviar muito os recursos para a saúde e vai garantir sem dúvida alguma um desenvolvimento muito maior para a área", disse.

Educação

Outro setor em que o deputado atua é a educação. Um dos projetos de lei apresentados por ele sugere a recolocação da matéria "educação moral e cívica" no currículo escolar. "Nós estamos vivendo uma época em que a corrupção é generalizada no país, porque a moral está muito desvalorizada em todos os setores. A começar pelas crianças, que não recebem esses valores éticos, morais, dentro da família", defende.

O deputado ressalta que a corrupção não é só na política, diz que está em todos os setores: "Aqui [Assembleia] nós tivemos a visita de uma alta autoridade judiciária que disse "tem juiz que vende sentença por 1 milhão de reais". Se ele não tiver uma formação moral e religiosa muito firme, ele pode, em uma causa a decidir "sim ou não", ganhar milhões caso não seja cem por cento honesto".

A respeito da Reforma do ensino Médio, proposta pelo governo do presidente Michel Temer, Welson Gasparini afirma serem necessárias mudanças e aponta como ponto primordial "a valorização salarial do professor", que, segundo o deputado, "interfere diretamente na qualidade do ensino".

Futuro Político

"O meu futuro político está ligado ao meu filho, Maurício Gasparini", diz Welson. Maurício é vereador na cidade de Ribeirão Preto e o deputado explica que a família tem uma responsabilidade grande na política da região. "Meu filho está há seis anos na política. É bem ajustado, satisfeito e acredito que ele vai continuar desenvolvendo atividades políticas. E eu espero continuar, isso vai depender do eleitorado, da minha família e da opinião dos meus amigos também", revela. O deputado concluiu declarando que o pilar de seu crescimento e conquistas na vida pessoal e profissional foi sua esposa Auri Stella Menna Barreto.

alesp