Projeto de lei cria Central de treinamento para cão-guia no Estado de São Paulo


29/05/2017 13:36 | Da assessoria do deputado Gil Lancaster

Compartilhar:


Gil Lancaster (DEM) é o autor do Projeto de Lei 794/2016, que institui a autorização de criação da Central de Treinamento para cão-guia no Estado. De acordo com a propositura, a Central estará vinculada à Secretaria Estadual de Acessibilidade que vai cadastrar pessoas com deficiência visual que queiram fazer o uso do cão-guia no site da instituição.

O PL também propõe a interligação das informações disponíveis no cadastro com instituições assistenciais oficiais e entidades organizadas da sociedade civil de qualificação de acessibilidade às pessoas que possuam deficiência visual e possam querer fazer o uso do cão-guia. "Quando pensamos em algumas profissões, sempre existem aquelas consideradas mais nobres. No mundo animal, os bichos também exercem trabalhos que ajudam muito a vida dos humanos, como o cão-guia que realiza uma função comovente na ajuda aos deficientes visuais", explicou o deputado.

O PL ainda determina que toda pessoa com deficiência visual poderá se inscrever na Central de Atendimento por meio de cadastro disponível na Secretaria de Acessibilidade. "O animal é mais que um bicho de estimação, ele garante autonomia ao cego ou pessoa com visão comprometida, tudo sem abrir mão da segurança. O cão assume o papel de companheiro e amigo, além de facilitar sua socialização e aumentar o círculo de amizades", pontuou Lancaster.

gillancaster@al.sp.gov.br

alesp