Privatização do metrô é tema de audiência pública


30/05/2017 20:52 | Da Redação - Foto: Vera Massaro

Compartilhar:

Audiência pública contra privatização do Metrô<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg203033.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa condutora dos trabalhos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg203029.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em audiência pública promovida pelo deputado Carlos Giannazi (PSOL), representantes de movimentos sindicais discutiram a privatização do Metrô. Na ocasião, foram mencionados os prejuízos da terceirização das linhas para o sistema de transporte público e seus usuários, destacando que o objetivo de privatizar serviços públicos é lucrar.

Segundo Giannazi, as linhas, que atenderão às regiões do Aeroporto de Congonhas, Santo Amaro e Morumbi, serão privatizadas por iniciativa do PSDB. Recentemente o Parlamento aprovou projeto de lei do governador Geraldo Alckmin que autoriza solicitação ao BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento) para a transferência de R$ 200 milhões da Linha 6 Laranja para a expansão da Linha 5 Lilás. Giannazi ressaltou também que a empresa que comprará as linhas de metrô através de leilão lucrará em torno de 10 bilhões de reais. "O governo constrói com dinheiro público e entrega a preço de banana para as iniciativas privadas", critica.

Estiveram presentes representantes do Sindicato dos Metroviários de SP, do Fenametro (Federação Nacional dos Metroviários, da Central Única do Trabalhador (CUT), do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Fundacentro, Conlutas, Unidos para Lutar e Intersindical. Colocaram-se contra a privatização das linhas 5 Lilás e 17 Ouro do Metrô e estimularam a valorização e o reconhecimento dos funcionários da companhia.

A representante do Fundacentro, Cristiane Queiroz, ressaltou a importância de a segurança do trabalhador ser pautada na casa legislativa: "Pela primeira vez temos um sindicato [dos metroviários] trazendo problemas de acidentes de trabalho para a gestão do trabalho. É um marco histórico e o Sindicato dos Metroviários é um exemplo por buscar políticas públicas que tratem do tema".

alesp