São Paulo ganha 20 Municípios de Interesse Turístico
O governador Geraldo Alckmin sancionou a lei que classifica vinte cidades como Municípios de Interesse Turístico (MIT). O evento aconteceu nesta quarta-feira, 31/5, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Com a decisão, cada município receberá R$650 mil por ano para investimento nos setores turísticos. Os dois projetos que originaram a nova lei foram de autoria de todos os deputados do Parlamento.
A iniciativa pretende criar 140 MITs até o final de 2017. Concorrem ao título todas as cidades, excetos as Estâncias Turísticas. Para ser classificada é preciso atender a alguns critérios como possuir potencial turístico, ter instalado um conselho municipal de turismo, ter serviço médico emergencial, infraestrutura básica, plano diretor de turismo e outros atrativos no setor.
O governador ressaltou que a aprovação da lei representa uma medida auxiliar na diminuição do desemprego em São Paulo: "O desafio do mundo moderno é o emprego, porque a tecnologia desemprega. Ela traz menos deficiência, reduz custos, dispensa profissões". Alckmin esclareceu ainda como a atividade jurídica é influente no desenvolvimento do Estado. "Turismo é oportunidade de negócio, é cultura, respeito à diversidade, distribuição de renda e o conhecimento do outro", afirma.
O presidente da Assembleia, Cauê Macris (PSDB), agradeceu a todos os 94 deputados da Casa afirmando serem eles os responsáveis pela viabilização da lei. "Desde que me tornei deputado estadual e presidente da Alesp, nunca vi um projeto de autoria de todos os deputados - um marco para os municípios paulistas. É a primeira vez", declarou.
O prefeito de Espírito Santo do Pinhal, Sérgio Bianchi, agradeceu, em nome dos gestores dos municípios beneficiados pela lei, a iniciativa da Assembleia Legislativa e a sanção do governador Geraldo Alckmin. "Turismo é emprego e renda rápida, e é isso que as cidades e o Estado precisam", disse.
Os municípios beneficiados são: Agudos, Barretos, Brodowski, Buritama, Espírito Santo do Pinhal, Guararema, Iacanga, Jundiaí, Martinópolis, Monte Alto, Pedreira, Piedade, Rifaina, Rubineia, Sabino, Sales, Santa Isabel, Santo Antonio da Alegria, Tapiraí e Tatuí.
Segundo o ministério do Turismo e o Banco Central, em 2015 entraram no Brasil 6,3 milhões de turistas e a receita cambial gerada pela atividade foi de 5,8 bilhões de dólares. O governador defendeu a atividade turística estadual: O turismo está no DNA de São Paulo. Essa é a terra de todos os povos, onde japonês fala português com sotaque italiano. Aqui é a terra da miscigenação, um múltiplo mural cosmopolita".
Estiveram presentes, além dos citados, o vice-governador Márcio França, o deputado federal e chefe da Casa Civil de São Paulo, Samuel Moreira, e o chefe de gabinete da secretaria de Turismo, Daniel Parra - representando o secretário de turismo, Laércio Benko.
Participaram do evento os deputados Adilson Rossi (PSB), Analice Fernades (PSDB), André do Prado (PR), Antonio Salim Curiati (PP), Barros Munhoz (PSDB), Beth Sahão (PT), Caio França (PSB), Carlos Bezerra Junior (PSDB), Carlos Cezar (PSB),Célia Leão (PSDB), Celso Nascimento (PSC), Cezinha de Madureira (DEM), Chico Sardelli (PV), Coronel Camilo (PSD), Coronel Telhada (PSDB), Davi Zaia (PPS), Delegado Olim (PP), Doutor Ulysses (PV), Ed Thomas (PSB), Edmir Chedid (DEM), Edson Giriboni (PV), Estevam Galvão (DEM), Feliciano Filho (PSC), Fernando Cury (PPS), Gileno Gomes (PSL), Gilmar Gimenes (PP), Hélio Nishimoto (PSDB), Itamar Borges (PSDB), João Caramez (PSDB), Junior Aprillanti (PSB), Leci Brandão (PCdoB), Leo Oliveira (PMDB), Luiz Carlos Gondim (SD), Marcos Zerbini (PSDB), Maria Lúcia Amary (PSDB), Marta Costa (PSD), Milton Vieira (PRB), Orlando Bolçone (PSB), Paulo Correa Jr (PEN), Pedro Tobias (PSDB), Professor Auriel (PT), Rafael Silva (PDT), Ramalho da Construção (PSDB), Ricardo Madalena (PR), Roberto Morais (PPS), Roberto Tripoli (PV), Rogério Nogueira (DEM), Sebastião Santos (PRB), Wellington Moura (PRB) e Welson Gasparini (PSDB).
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Solenidade homenageia Marco Nanini, grande ícone do teatro, cinema e da televisão brasileira
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações