Ensino a distância é debatido em Comissão


31/05/2017 20:06 | da redação - foto: roberto navarro

Compartilhar:

Maria Alice Carraturi Pereira (à esq.) e Orlando Bolçone (ao centro)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg203100.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maria Alice Carraturi Pereira e Orlando Bolçone<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg203101.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maria Alice Carraturi Pereira e Orlando Bolçone<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg203102.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Neder, Maria Alice Carraturi Pereira e Orlando Bolçone<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg203103.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputados em reunião da CCTI<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg203104.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputados em reunião da CCTI<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg203105.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os procedimentos do ensino a distância foram objeto de diálogo, nesta quarta-feira, 31/5, na reunião da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação. O debate teve como principal assunto o funcionamento da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) e os caminhos da educação a distância no Estado.

A comissão recebeu a professora doutora Maria Alice Carraturi Pereira, presidente da Univesp, uma das principais instituições de ensino superior a distância no país. A presidente detalhou a realidade deste método de educação, com o panorama entre as instituições públicas e privadas. "Hoje o número de alunos que preferem o EAD chegam a 25% do total das matrículas", ressaltou.

Entre as instituições públicas, o curso com mais alunos é o de Gestão Empresarial, da Fatec São Paulo, com aproximadamente 3800 alunos. Além disso, o perfil dos alunos que escolhem o ensino híbrido, opção que mistura o EAD e o ensino presencial, também cresceu.

O deputado Carlos Neder (PT) questionou a qualidade dessas instituições. "Da mesma forma que existem organizações sérias, nós temos o conhecimento de instituições que não estão regulamentadas", criticou.

Estiveram presentes também os deputados Orlando Bolçone (PSB), presidente da comissão; João Caramez (PSDB); Welson Gasparini (PSDB); Rodrigo Moraes (DEM); Reinaldo Alguz (PV); Davi Zaia (PPS); Ulysses Tassinari (PV); e Gilmar Gimenes (PP).

alesp