APAEs lutam por doação da nota fiscal paulista


08/06/2017 16:23 | da assessoria do deputado celso nascimento

Compartilhar:

Celso Nascimento e Cristiany de Castro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2017/fg203481.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Celso Nascimento apoia o movimento da Federação das APAEss do Estado, liderado pela presidente Cristiany de Castro, para reverter o sistema de doação e repasse da Nota Fiscal Paulista para as entidades.

Em março, o governo do estado anunciou as novas regras para as instituições que recebem doações da Nota Fiscal Paulista, programa criado há 10 anos com a missão de fiscalizar o pagamento de impostos.

A partir de outubro deste ano as urnas que ficam ao lado dos caixas e recebem as notas sem CPF deixarão de existir. As doações do imposto só poderão ser feitas pela internet, por meio de um aplicativo. O governo de São Paulo vai destinar 60% dos créditos gerados com a Nota Fiscal Paulista a ONGs e deixar 40% para o restante dos contribuintes. Apesar disso, há uma enorme preocupação no sentido de que, com as novas regras, diminua o valor destinado às instituições que, na maioria das vezes, sobrevivem graças a essa doação.

"É preciso pensar em todo o processo de doação já que nem todos guardam os seus cupons fiscais e muitos não sabem manusear esses aplicativos. Temos que levar em consideração o importante papel social que não só a APAE tem, como tantas outras entidades beneficiadas. Por isso, não só apoiamos como faremos o possível para ajudar essas instituições", disse o deputado.

celsonascimento@al.sp.gov.br

alesp