Secretário de Esporte faz balanço de gestão na Alesp


21/06/2017 21:17 | Léo Martins - Foto: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Comissão de Assuntos Desportivos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2017/fg204073.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paulo Gustavo Maiurino e Hélio Nishimoto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2017/fg204075.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Paulo Gustavo Maiurino, esteve na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (21/6) para prestar contas do primeiro ano de gestão na secretaria. Ele assumiu o mandato em junho do ano passado.

Maiurino falou em dar continuidade a projetos que já estavam sendo viabilizados, como o Bolsa Atleta e a Lei de Incentivo ao Esporte, e apresentou novos projetos criados na sua gestão. Dentre as novidades, está o "100% Esporte Para Todos", que visa incluir duas práticas esportivas na sociedade e entregar 100 pistas de skate e 100 quadras de futebol society em alguns municípios. Outro projeto que foi reformulado é o "+ Esporte Social", programa que agora será exclusivo para 120 cidades com até 12 mil habitantes, e que concederá verba para atender até 100 crianças e adolescentes. "Com o baixo orçamento não está sendo fácil, mas é preciso ter criatividade. Se tudo correr bem, as novidades serão anunciadas até o fim do ano", disse o secretário.

A possibilidade de aumentar o orçamento da secretaria para o próximo ano está sendo discutida por meio de uma PEC na Assembleia. Atualmente, o orçamento é de R$ 197 milhões, frente aos quase R$ 300 bilhões do orçamento anual do Estado. A proposta, segundo Maiurino, é que ele chegue pelo menos a 1% do orçamento estadual. "A secretaria já faz muito com pouco. Vamos lutar pelo aumento desse orçamento para que esses projetos possam atender cada vez mais pessoas", disse o presidente da Comissão de Assuntos Desportivos, deputado Hélio Nishimoto (PSDB).

Balada dos reis

O projeto contempla as quatro maiores comunidades da cidade: Brasilândia, Heliópolis, Paraisópolis e Rio Pequeno - e propõe uma competição esportiva e cultural entre elas durante três meses, na própria comunidade. As atividades devem acontecer a partir de agosto e estão programadas para todas as sextas-feiras e sábados, das 22h às 03h. Grafitismo, freestyle, funk e rap foram as atividades culturais escolhidas, além do futsal, primeira modalidade esportiva a participar do projeto.

O ex-jogador de futsal Falcão e o cantor de funk Dexter são os padrinhos do evento, que já conta com alguns patrocinadores. Após os "reis" serem escolhidos, as comunidades se enfrentarão para definir quem será o grande campeão do torneio.

Estiveram presentes à reunião, além do presidente, os deputados Enio Tatto e Luiz Turco (PT), Abelardo Camarinha (PSB), Itamar Borges (PMDB), Paulo Correa Jr (PEN), Raul Marcelo (PSOL) e Gileno Gomes (PSL).

alesp