Workshop discute inovações do processo de aprendizagem


23/06/2017 18:54 | Larissa Leão - Foto: Raphael Montanaro

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Silvana Tamassia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2017/fg204236.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Claudia Zuppini<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2017/fg204237.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Manter o aluno no centro do processo de aprendizagem por meio de uma metodologia mais atraente. Esse foi o tema abordado no workshop realizado nesta sexta-feira (23/6) na Assembleia Legislativa. As educadoras Silvana Tamassia, mestre em Educação, e Claudia Zuppini Dalcorso, doutoranda na área, proferiram palestras sobre o assunto.

Tamassia destacou a inovação como meio para melhorar a qualidade de ensino. "Trazer o novo com uma metodologia modificada", explicou. Segundo ela, a tecnologia é importante para a inovação, mas não é o único meio para aprimorar a educação. "Até mesmo com recursos simples podemos contribuir para inovar as estratégias em sala de aula", disse. Na ocasião, ela apresentou uma metodologia que tem como finalidade permitir uma maior participação do aluno nas aulas.

O processo consiste em trabalhar de forma diferente da escola tradicional. "O aluno deixa de ser passivo e passa a ser ativo, aproveitando o conteúdo de forma mais profunda", diz a educadora. Para ela, o papel do professor passa de transmissor para orientador na construção do conhecimento do aluno.

Dalcorso falou da importância de "usar a tecnologia e os recursos em favor do ensino". Ela destacou o ensino híbrido, que chegou ao Brasil recentemente, propondo combinar ambiente e ferramentas para aprendizagem. Esse método possui quatro formas de aplicação: rotacional individual, rotacional por estações, laboratório rotacional e sala de aula invertida.

De acordo com a palestrante, a sala de aula invertida é a mais utilizada nas escolas. A educadora explicou que o conceito está na prática de estudar antes da aula por meio de vídeos e textos. "É preciso que os professores estabeleçam um roteiro e verifiquem a aprendizagem dos alunos", diz.

As duas educadoras são sócias-fundadoras da Elos Educacional, consultoria de planejamento e orientação educacional. A instituição tem como objetivo atuar na formação de professores e equipes gestoras com foco na gestação e prática de sala de aula.

alesp