Diário Oficial estreia novo projeto gráfico


26/06/2017 17:44 | Da Redação - Foto: Raphael Montanaro

Compartilhar:

Edições anteriores: 1891, 2001 e 03/2017<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2017/fg204306.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A partir do dia 27 de junho, o Diário Oficial do Poder Legislativo conta com um novo projeto gráfico.

O jornal passará a ser colorido e terá todo o seu layout atualizado com mudanças na tipografia e na diagramação.

Desde o dia 1/6, a publicação está disponível apenas na internet. Depois de 126 anos, o governo do Estado de São Paulo parou de publicar as edições impressas do informativo. A iniciativa está alinhada com a nova realidade de consumo de informações pelo meio digital, que permite um acesso com mais agilidade e dinamismo.

Histórico

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sempre se preocupou em difundir o trabalho desenvolvido pelos parlamentares, quer em âmbito interno desta Casa, quer na atuação junto à comunidade paulista.

Criada em 1835, a Assembleia Provincial, em sua primeira lei, aprovou a criação de um diário em que fossem "transcriptos todos os actos officiaes". Além deste informativo, outros jornais da época, de circulação diária, transcreviam os debates desenvolvidos em plenário pelos deputados. Assim, a população paulista tinha acesso ao processo parlamentar vigente.

Em 1891, com a criação da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, foi elaborado um Diário centralizando todas as notícias oficiais estaduais. Naquela época, as matérias da área parlamentar apresentavam-se como um "caderno" do Diário do Executivo.

Por muito tempo, o Diário do Poder Legislativo concentrou-se na apresentação das informações referentes ao processo legislativo e aos atos administrativos. Percebendo a necessidade de criação de um boletim que refletisse a diversidade política existente na Casa e o debate em torno das questões vitais aos cidadãos paulistas, a Divisão de Imprensa da Alesp criou, em 1996, um informativo interno denominado "Jornal da Assembleia".

Mudanças

Em 2001, a publicação passou por uma grande transformação: o informativo de notícias foi incorporado ao corpo do Diário Oficial, que passou a ser muito mais dinâmico. Criou-se um projeto de diagramação e a fotografia foi introduzida. Além disso, passou a ser impresso de forma autônoma ao Diário do Executivo.

Ao longo do tempo, foram realizadas várias mudanças no projeto original do caderno de notícias, sempre procurando dar mais visibilidade ao debate realizado na Assembleia e ao trabalho desenvolvido pelos deputados em seus mandatos. Em 2017, por exemplo, foi acrescentada a coluna "Mandato em Pauta", trazendo entrevistas diárias com cada deputado, a fim de explicitar sua trajetória política e apresentar seu trabalho parlamentar.

Se, por vários anos, o Diário foi rodado pela Imprensa Oficial do Estado e distribuído por todo o estado, agora este veículo será apresentado exclusivamente de forma virtual e a nova mudança será realizada em seu projeto visual: será acrescentada a cor, enriquecendo a apresentação das notícias.

Foi um longo trajeto, mas o Diário Oficial da Assembleia sempre se pautou por dar ao cidadão a possibilidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelos parlamentares e de participar efetivamente dos debates existentes na Casa.

alesp