Audiência pública debate o uso de agrotóxicos


27/06/2017 18:40 | Vinicius Moreira - Foto: Roberto Navarro

Compartilhar:

Deputados e convidados<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2017/fg204383.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputados e convidados<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2017/fg204388.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carla Bueno<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2017/fg204385.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os efeitos na saúde e no meio ambiente com o uso de agrotóxicos. Este foi o assunto de audiência pública realizada nesta terça-feira (27/6) na Assembleia Legislativa. Na ocasião, foram apresentados dados sobre o setor agropecuário e propostas alternativas para a produção orgânica e sustentável, ainda pouco utilizada no país.O evento foi realizado por iniciativa dos deputados Carlos Neder (PT) e Marcos Martins (PT).

De acordo com a coordenadora da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, Carla Bueno, 30% do custo de produção da soja é gasto com fertilizantes e cerca de 18% desses gastos são destinados ao uso de agrotóxicos. Além disso, ela afirmou que a agricultura familiar é responsável por 70% da produção de alimentos no Brasil, tornando o uso de substâncias químicas ainda mais ofensivo à saúde dos trabalhadores.

O deputado Marcos Martins é favorável à produção de alimentos orgânicos. "Eu sou de origem camponesa, nasci no campo e comecei a trabalhar aos 7 anos. Há tempos que o uso dos agrotóxicos prejudica a vida do produtor e do consumidor" disse.

A pesquisadora do Instituto Nacional do Câncer (INCA), Marcia Sarpa, afirmou que a exposição aos agrotóxicos leva ao enfraquecimento do sistema imunitário, facilitando a proliferação do câncer e de outras doenças. A classificação dessas substâncias é dividida em "extremamente, altamente, moderadamente e pouco tóxica". Porém, segundo a pesquisadora, não existem limites seguros de exposição a esses produtos. "Uma pequena dose diária de agrotóxico consumida por meio dos alimentos é um dos principais fatores para o surgimento do câncer. A doença é a segunda maior causa de morte no Brasil e no mundo", disse.

alesp