Orçamento da Secretaria do Desenvolvimento recua para níveis de 2010


28/06/2017 20:06 | Da Redação - Foto: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Orlando Bolçone, Márcio França e Itamar Borges<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2017/fg204473.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Orlando Bolçone, Márcio França e Itamar Borges<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2017/fg204476.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Márcio França<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2017/fg204474.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O vice-governador de São Paulo e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio França, prestou contas nesta quarta-feira (28/6) do andamento de sua gestão e apresentou o programa de metas da pasta.

Na reunião conjunta da Comissão de Atividades Econômicas e da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação, França destacou que o orçamento da secretaria para 2017 é cerca de R$14 bilhões, saldo próximo ao de 2010. Para ele, a diminuição de verba acontece por causa da crise econômica.

França também apresentou o novo espaço da secretaria, que economizará mais de R$ 500 mil de aluguel, e divulgou o orçamento das principais instituições de ensino do Estado. O foco das novidades, segundo o secretário, é a ampliação dos trabalhos da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

A universidade de ensino a distância disponibilizará em torno de 15 mil vagas para o vestibular e, por meio de parcerias com os municípios, abrirá sedes com computadores e equipamentos para a realização das aulas. França acredita que isso permitirá a reutilização dos espaços públicos.

Outro destaque apresentado são as Escolas Técnicas de Economia Criativa (Etecri). O secretário afirma que este segmento segue uma tendência global que permite um maior engajamento de jovens no ensino, por meio de cursos de mídias sociais, vitrinista e grafite. As aulas terão duração de três meses.

O presidente da Comissão de Atividades Econômicas, deputado Itamar Borges (PMDB), parabenizou os trabalhos da secretaria e apontou a eficiência da gestão de França. "Os avanços traduzem aquilo que esperamos conquistar", disse.

O deputado Reinaldo Alguz (PV) elogiou a redução do tempo de abertura do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ). Segundo o secretário, os empresários podem conseguir a documentação de legitimação online, com um prazo para aprovação de 24 horas.

"Não sabia da quantidade de ações e projetos da secretaria", afirmou o deputado Junior Aprillanti (PSB). O parlamentar cobrou maior divulgação dos programas e das realizações do órgão.

Além dos citados, estiveram presentes os deputados Orlando Bolçone (PSB), presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação; Carlos Neder e Ana do Carmo (ambos do PT); Barros Munhoz, Welson Gasparini, Marcos Zerbini e Hélio Nishimoto (todos do PSDB); Ed Thomas (PSB); Davi Zaia (PPS); Clélia Gomes (PHS); André do Prado (PR) e Jorge Wilson Xerife do Consumidor (PRB).

alesp