Comissão discute o transporte na Ilha do Bororé


28/06/2017 19:31 | Larissa Leão - Foto: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Deputados e moradores da Ilha do Bororé<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2017/fg204481.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputados e moradores da Ilha do Bororé<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2017/fg204486.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jean Cesare Negri <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2017/fg204480.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Luiz Carlos Ciocchi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2017/fg204479.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Moradores da Ilha do Bororé<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2017/fg204484.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Representantes da Empresa Metropolitana de Águas e Energia S.A (EMAE) prestaram esclarecimentos sobre os serviços de travessia por balsa que transporta os moradores da Ilha de Bororé. O presidente da da empresa, Luiz Carlos Ciocchi, o diretor de Geração, Jean Cesare Negri e o gerente do departamento jurídico, Pedro Brito, foram ouvidos nesta quarta-feira (28/06) pela Comissão de Transportes e Comunicações da Alesp.

A Ilha de Bororé é um bairro localizado no extremo sul da cidade de São Paulo, cercado pela represa Billings. A operação da balsa de transporte para a ilha é feita pela EMAE durante 24h, todos os dias da semana. Os moradores da região criticaram a forma como o serviço é executado: com filas de espera, assaltos, redução de velocidade e má qualidade das embarcações.

Segundo o deputado Ênio Tatto (PT), o governo de São Paulo deveria ter responsabilidade com a situação. "Antes, os moradores demoravam três minutos para atravessar. Agora, com a diminuição da velocidade, demoram de quinze a vinte minutos. Falta iniciativa política para trazer uma solução".

Para Ciocchi, o transporte não está na competência da EMAE. "Sobre a velocidade vou pedir uma apuração para tomarmos as devidas providências", diz.

O presidente da comissão, João Caramez (PSDB), sugeriu levar a discussão ao Departamento Hidroviário de São Paulo. "Quero estabelecer um caminho que transporte os moradores pela balsa da região de Grajaú a Diadema, com destino ao Terminal Jabaquara. O trajeto duraria quarenta minutos e facilitaria a vida da população."

Segundo a moradora aposentada da ilha, Conceição da Silva, a maior dificuldade está na travessia. "A cada dia que passa a população aumenta e nós sofremos com a espera de mais de duas horas para tomar a balsa", lamenta. Conceição lembra que antigamente existiam dois imóveis da Guarda Civil Metropolitana Ambiental locados perto da balsa, "que ajudavam na segurança."

Luiz Carlos Ciocchi apresentou um projeto de nova balsa para a população da região, que está prevista até o primeiro semestre de 2018. A nova ampliação comporta 304 passageiros e 22 veículos.

Ao final da reunião, foi atendido o pedido do deputado José Zico Prado (PT), que sugeriu aos parlamentares visitarem a região e conversarem com os moradores para definir o melhor encaminhamento. Caramez ressaltou que "é responsabilidade dos parlamentares ajudar as pessoas, independentemente do partido".

Estiveram presentes na reunião, além dos citados, os deputados Aldo Demarchi e Edmir Chedid (ambos do DEM), Roberto Morais (PPS), André do Prado (PR), Gileno Gomes (PSL) e Edson Giriboni (PV).

alesp