Projetos de inclusão para pessoas com deficiência recebem destaque na Alesp


Os projetos relativos à inclusão social da pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida receberam atenção especial na Assembleia Legislativa nos primeiros seis meses de 2017.
Uma das propostas obriga os estabelecimentos públicos e privados a colocar aviso sonoro nas salas de espera de consultórios e hospitais, indicando o nome do paciente antes do atendimento médico. O Projeto de Lei 693/2016, de autoria do deputado Gil Lancaster (DEM), prevê multa de R$ 5 mil ao estabelecimento, em caso de descumprimento. Caberia à Secretaria de Saúde a fiscalização. Para o autor, assim são promovidas a autonomia e a inclusão social. "Milhares de deficientes visuais já se depararam com a necessidade de auxílio na hora de serem chamados para atendimento em unidades de saúde e outras repartições de serviço público. Na maioria das vezes, o anúncio é feito por painel eletrônico, que informa o número de senha. No caso do deficiente visual desacompanhado, a informação contida nos displays eletrônicos não contribui para esclarecimento", afirma. O projeto recebeu parecer favorável da Comissão de Saúde da Alesp e segue agora para discussão na Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento.
Senhas em braille
Outra proposta discutida no Parlamento paulista neste primeiro semestre torna necessário que o número da senha ou do guichê de atendimento dos clientes sejam impressos pelo sistema braille. O Projeto de Lei 308/2017, do deputado Rafael Silva (PDT), abrange os setores de comércio e de serviço, incluindo instituições financeiras. Para o deputado, é preciso reduzir as dificuldades do deficiente visual nos atendimentos. A proposta já passou pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação e aguarda parecer da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais.
"Existe um número significativo de deficientes visuais em nosso Estado. Só em Ribeirão Preto são cerca de 5 mil pessoas com algum tipo de limitação. Nos dias de hoje, após transpor vários e vários obstáculos, de acessibilidade principalmente, essas pessoas deparam-se com mais um grande obstáculo: a falta de adaptação do sistema de senhas de espera. É preciso diminuir as já complicadíssimas dificuldades do deficiente visual nos atendimentos", diz Rafael Silva.
Cidade Acessível
Para incentivar os municípios que realizam políticas públicas voltadas à acessibilidade, foi apresentado um projeto que institui o "Prêmio Cidade Acessível", destinado às cidades que cumprem a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. O autor do Projeto de Lei 215/2017, deputado Celso Nascimento (PSC), diz que o objetivo da proposta é homenagear e divulgar os municípios com os melhores índices de inclusão de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. "Trata-se de um importante instrumento para premiar as boas ações. Esforços similares vêm ocorrendo em outros países, como na Inglaterra, onde foi criada em 2007 a premiação Rainha Sofia de Acessibilidade Universal, destinada a municípios que se caracterizam por sua trajetória de políticas inclusivas", informa.
A proposta foi apresentada na Comissão de Constituição, Justiça e Redação e deve seguir para as comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais e a de comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova aumento de 10% no Salário Mínimo Paulista, que passa a ser de R$ 1.804
- Alesp recebe audiência pública em defesa dos servidores do Tribunal de Justiça de São Paulo
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- Reajuste salarial de servidores é tema da 56ª Sessão Ordinária da Alesp; assista à transmissão
- Alesp aprova e estado de SP terá novo serviço de fiscalização de alimentos de origem vegetal
- Aumento do salário mínimo estadual e projeto 'Chave-a-Chave' são temas de Sessão Ordinária da Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações