Alesp discute descarte sustentável de filmes de radiografia usados


27/07/2017 18:23 | Da Redação

Compartilhar:

Alesp discute descarte sustentável de filmes de radiografia usados<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2017/fg205718.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa discute projeto de lei que obriga clínicas, hospitais e consultórios médicos e odontológicos a terem recipientes específicos para descarte de filmes de radiografia, além de dar uma destinação ambiental adequada a eles. Pela proposta, os profissionais da saúde devem também orientar os pacientes a deixarem os raios X em locais definidos após os exames. Os estabelecimentos que não cumprirem as normas pagariam multas.

O Projeto de Lei 156 / 2017 é de autoria do deputado Caio França (PSB). Ele surgiu a partir de uma análise dos componentes dos materiais radiográficos. Em sua composição física e química estão metais pesados (como a prata) que apresentam um perigo ambiental e de saúde pública, bem como expôem às pessoas ao risco de contrair problemas renais, gastrointestinais, motores e neurológicos. A proposta está em discussão na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

alesp