Transporte de alunos provoca impasse entre municípios e governo


01/08/2017 16:40 | Da assessoria do deputado Afonso Lobato

Compartilhar:

Afonso Lobato (à dir.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2017/fg205883.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Afonso Lobato, prefeitos e representantes de 15 cidades se reuniram, na sexta-feira, 28/7, com a chefe de gabinete da secretaria da Educação, Marília Marton Correa, para discutir a decisão do governo de São Paulo de diminuir os recursos que custeiam o transporte escolar de alunos da rede pública de ensino.

Padre Afonso explicou que compreende as justificativas do governo, que está cumprindo recomendação do Tribunal de Contas, mas que também entende o desespero dos municípios que não têm condições de assumir mais esse encargo. "Saímos com encaminhamentos que devem ser produtivos", disse. O deputado agendará audiências com o governador e o Tribunal de Contas de São Paulo, para esclarecer o assunto.

A medida anunciada pelo governo não agradou às prefeituras, principalmente àquelas de cidades em que o orçamento é reduzido, por conta da baixa arrecadação. Com a decisão, será necessário aumentar a contrapartida das prefeituras, que terão de assumir os custos com transporte de alunos da rede municipal, enquanto que estudantes do ensino médio continuarão a cargo do Estado.

Também participaram da reunião os prefeitos Alexandre Braga (São José do Barreiro), Lourdes Carvalho (Natividade da Serra), Lucemir Amaral (Canas), Claudio Henrique "Zizo" (Lagoinha), Ricardo Lobato (Redenção da Serra) e Jorge "Peleco" (Bananal).

alesp