Opinião - A histórica Faculdade de Medicina e os 121 anos de Bauru


02/08/2017 15:10 | Deputado Pedro Tobias

Compartilhar:


Nossa querida Bauru comemorou seus 121 anos nesta terça-feira (1/8). E, para marcar esta data tão especial, nada melhor que ganhar de presente a realização de um antigo sonho: a inédita Faculdade de Medicina Pública da tradicional e conceituada USP (Universidade de São Paulo).

Realmente era um sonho antigo, que persistia há seis décadas - metade da história de Bauru. Ao longo dos últimos 60 anos, vários movimentos tentaram viabilizar a implantação do cobiçado curso de Medicina Pública e todos eles ajudaram a plantar uma importante semente em terra fértil, cujo fruto começa a ser colhido hoje. Algumas dessas personalidades devem ser enaltecidas, como os saudosos ex-vereador José Walter Lelo Rodrigues e o ex-ministro da Saúde, Adib Jatene, além do ex-superintendente do Hospital Centrinho, José Alberto de Souza Freitas, o "Tio Gastão", e o médico Assaf Adba. Todos ajudaram a construir este sonho, que hoje tem sua pedra fundamental lançada pelo governador Geraldo Alckmin e comemorada por todos nós.

Antes deste momento inesquecível, saliento que a união de lideranças políticas, acadêmicas e empresariais, desprovida de qualquer tipo de vaidade pessoal, foi fundamental para a realização de mais um grande sonho nosso. E aí eu destaco e agradeço o compromisso do governador Geraldo Alckmin; o apoio do secretário da Saúde, David Uip; a coragem e a sensibilidade do reitor da USP, Marco Antonio Zago, e da diretora da FOB/USP, Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, e a efetiva parceria do prefeito de Bauru, Clodoaldo Gazetta, além do sempre incentivador e entusiasta Renato Zaiden.

Lembro que foram realizadas diversas reuniões entre nós até a decisiva votação e aprovação do curso pelo Conselho Universitário da USP, no último dia 4/7, uma data que entra para a história como a marca de mais uma grande luta que valeu a pena.

Como disse o nosso próprio governador, "faltava apenas o curso de Medicina público para o desenvolvimento de uma vocação nata de Bauru e região". Agora não falta mais nada neste contexto, que nos consolida ainda mais como polo de excelência em saúde e educação.

É importante frisar que o curso de medicina nasce aqui por meio da USP, uma das melhores universidades públicas do mundo, e que já tem em Bauru, há 55 anos, a também consagrada internacionalmente Faculdade de Odontologia (FOB). Portanto, essa expansão permitirá que haja excelência na formação médica e ampliação da oferta de profissionais capacitados em nossa região: algo fantástico.

A vinda da Faculdade de Medicina da USP a Bauru também traz importantes avanços em diversos setores da economia da cidade e da região, assim como ocorreu em Ribeirão Preto. Além de melhorias significativas na saúde e na educação a médio e longo prazos, também teremos desenvolvimento socioeconômico nos setores de comércio, imóveis, alimentação e transportes.

Agora, é hora de comemorar bastante, com a mesma grandeza que foi a constante luta e a histórica conquista. Viva Bauru, "a Cidade Coração de São Paulo" e que está em nossos corações!

Pedro Tobias é deputado pelo PSDB

alesp