Opinião - A histórica Faculdade de Medicina e os 121 anos de Bauru
Nossa querida Bauru comemorou seus 121 anos nesta terça-feira (1/8). E, para marcar esta data tão especial, nada melhor que ganhar de presente a realização de um antigo sonho: a inédita Faculdade de Medicina Pública da tradicional e conceituada USP (Universidade de São Paulo).
Realmente era um sonho antigo, que persistia há seis décadas - metade da história de Bauru. Ao longo dos últimos 60 anos, vários movimentos tentaram viabilizar a implantação do cobiçado curso de Medicina Pública e todos eles ajudaram a plantar uma importante semente em terra fértil, cujo fruto começa a ser colhido hoje. Algumas dessas personalidades devem ser enaltecidas, como os saudosos ex-vereador José Walter Lelo Rodrigues e o ex-ministro da Saúde, Adib Jatene, além do ex-superintendente do Hospital Centrinho, José Alberto de Souza Freitas, o "Tio Gastão", e o médico Assaf Adba. Todos ajudaram a construir este sonho, que hoje tem sua pedra fundamental lançada pelo governador Geraldo Alckmin e comemorada por todos nós.
Antes deste momento inesquecível, saliento que a união de lideranças políticas, acadêmicas e empresariais, desprovida de qualquer tipo de vaidade pessoal, foi fundamental para a realização de mais um grande sonho nosso. E aí eu destaco e agradeço o compromisso do governador Geraldo Alckmin; o apoio do secretário da Saúde, David Uip; a coragem e a sensibilidade do reitor da USP, Marco Antonio Zago, e da diretora da FOB/USP, Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, e a efetiva parceria do prefeito de Bauru, Clodoaldo Gazetta, além do sempre incentivador e entusiasta Renato Zaiden.
Lembro que foram realizadas diversas reuniões entre nós até a decisiva votação e aprovação do curso pelo Conselho Universitário da USP, no último dia 4/7, uma data que entra para a história como a marca de mais uma grande luta que valeu a pena.
Como disse o nosso próprio governador, "faltava apenas o curso de Medicina público para o desenvolvimento de uma vocação nata de Bauru e região". Agora não falta mais nada neste contexto, que nos consolida ainda mais como polo de excelência em saúde e educação.
É importante frisar que o curso de medicina nasce aqui por meio da USP, uma das melhores universidades públicas do mundo, e que já tem em Bauru, há 55 anos, a também consagrada internacionalmente Faculdade de Odontologia (FOB). Portanto, essa expansão permitirá que haja excelência na formação médica e ampliação da oferta de profissionais capacitados em nossa região: algo fantástico.
A vinda da Faculdade de Medicina da USP a Bauru também traz importantes avanços em diversos setores da economia da cidade e da região, assim como ocorreu em Ribeirão Preto. Além de melhorias significativas na saúde e na educação a médio e longo prazos, também teremos desenvolvimento socioeconômico nos setores de comércio, imóveis, alimentação e transportes.
Agora, é hora de comemorar bastante, com a mesma grandeza que foi a constante luta e a histórica conquista. Viva Bauru, "a Cidade Coração de São Paulo" e que está em nossos corações!
Pedro Tobias é deputado pelo PSDB
Notícias mais lidas
- Alesp aprova aumento de 10% no Salário Mínimo Paulista, que passa a ser de R$ 1.804
- Reajuste salarial de servidores é tema da 56ª Sessão Ordinária da Alesp; assista à transmissão
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
- Dia da Policial Militar Feminina exalta conquistas e promove reflexão sobre igualdade na corporação
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- Alesp nomeia integrantes das comissões permanentes para o segundo biênio da 20ª Legislatura
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Aumento do salário mínimo estadual e projeto 'Chave-a-Chave' são temas de Sessão Ordinária da Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações