Dona Yeda: uma querida servidora da Assembleia


04/08/2017 18:40 | Da Redação - Foto: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Yeda Villas Boas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2017/fg206132.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Yeda Villas Boas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2017/fg206136.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Hoje a Assembleia Legislativa homenageia uma das servidoras mais especiais da Casa: Yeda Villas Boas - que comemora seu aniversário neste sábado (5/8). Dona Yeda, como é chamada pelos colegas da Alesp, trabalhou 65 anos no Legislativo paulista. Passou a maior parte da vida funcional na atual Secretaria Geral Parlamentar e na antiga Assessoria Técnica da Mesa, atendendo a todos, deputados, servidores e visitantes, com a mesma cordialidade.

Dona Yeda ingressou na Alesp em 1947, quando sua sede ainda era localizada no Parque Dom Pedro II. Na época, trabalhou com o deputado Valentim Gentil, presidente da Constituinte de 1947. Desde então, tornou-se uma servidora com um amplo domínio do funcionamento do Parlamento paulista, dividindo sua experiência e conhecimento com todos que a procuravam. Teve uma atuação expressiva durante a Constituinte Estadual de 1989, auxiliando os presidentes do período: Luiz Máximo e Tonico Ramos.

Em fevereiro de 2013, a Assembleia Legislativa homenageou Yeda Villas Boas em uma sessão solene no plenário Juscelino Kubitscheck, com a presença de vários deputados, entre eles o então presidente da Casa, Barros Munhoz, que agradeceu a dedicação da servidora. Naquele mesmo dia, ela recebeu das mãos do deputado Antonio Salim Curiati, decano da Alesp, uma placa comemorativa.

Além dos deputados, estiveram presentes ex-secretários-gerais parlamentares, como Andyara Sproesser e Auro Caliman. Todos ressaltaram as qualidades da servidora, conhecida pela assiduidade e dedicação ao serviço. Dona Yeda afastou-se da Alesp somente em 1961 quando, no governo Janio Quadros, prestou serviços à subchefia da Casa Civil da presidência da República.

Emocionada, a homenageada agradeceu o carinho de todos e demonstrou enorme gratidão por trabalhar na Assembleia Legislativa, apontando o Palácio 9 de Julho como a sua segunda casa.

Nas palavras de uma de suas colegas mais próximas: "Dona Yeda representa a servidora pública que, com seu trabalho eficiente, demonstra a importância da categoria na construção do Estado e na melhoria das condições de vida dos cidadãos paulistas".

alesp