Institutos ambientais reúnem-se na Assembleia


14/08/2017 17:33 | Da Redação - Foto: Maurício G. de Souza

Compartilhar:

Carlos Neder (ao centro) coordena evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2017/fg206636.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Neder (ao centro) coordena evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2017/fg206637.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Neder<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2017/fg206633.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Representantes dos institutos e Carlos Neder (ao centro)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2017/fg206634.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Representantes dos institutos Geológico, Florestal e de Botânica reuniram-se na última sexta-feira (11/8) na Alesp e discutiram os problemas enfrentados pelos órgãos.

As instituições compõem a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA) e colocam-se contrárias ao plano do governo de unir as três fundações no Instituto da Biodiversidade, com sede única. "A fusão servirá para maquiar a intenção da venda dos imóveis. Não há interesse de melhorar as pesquisas e as especificidades de cada órgão não foram consideradas", explica Paulo César Fernandes, do Instituto Geológico (IG).

Os representantes compareceram à Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos de Pesquisa e Fundações Públicas do Estado de São Paulo, coordenada pelo deputado Carlos Neder (PT). O deputado afirmou que as denúncias são graves. "O objetivo do governo é transformar esse patrimônio em dinheiro. O problema é muito mais complexo que apenas fundir os institutos, as decisões podem levar à extinção dos órgãos", afirmou.

De acordo com a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), entre 2014 e 2015 foram realizadas, em média, 1426 pesquisas.

Representando o Instituto Florestal (IF), Elaine Aparecida Rodrigues afirmou que a união dos órgãos comprometerá o patrimônio natural do Estado. O IF, vinculado à SMA desde 1986, é responsável pela preservação de dez estações ecológicas, um parque estadual, 18 estações experimentais, dois viveiros florestais, dois hortos florestais e 14 florestas, somando mais de 53 mil hectares.

O Instituto de Botânica alegou que a modificação estrutural das fundações não passou por sugestões de funcionários. "Houve um pedido de desocupação imediata e sem justificativa do herbário e do acervo fotográfico do instituto.", declarou Inês Cordeiro, representante do órgão.

alesp