Audiência expõe mercantilização do ensino superior no país
Alunos e professores universitários debateram o processo de precarização do ensino superior privado, especialmente nas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). A instituição foi adquirida pelo fundo de investimentos norte-americanos Laureate, em 2014, e pela Anhanguera Educacional, incorporada um ano antes pela holding Kroton. O evento, organizado pelo deputado Carlos Giannazi (PSOL), foi realizado na última sexta-feira (11/8).
Segundo o deputado " que ingressará com representações no Ministério Público e pedirá providências ao MEC, à Alesp e à Câmara dos Deputados ", empresários e especuladores veem a educação apenas como um negócio e buscam rapidamente os maiores lucros, pouco importando se os cortes nos custos afetarão a qualidade do ensino.
Depois de ter completado o segundo semestre do curso de Direito, a estudante Larissa optou por mudar de faculdade. Ela explicou que o renome da FMU tinha sido o diferencial na hora de se matricular, mas depois de alguns meses percebeu que a tradição de excelência não existia mais.
Para o advogado Murilo Rebouças, ex-aluno e responsável por ações contra a FMU, essas instituições não podem mudar o currículo, a carga horária ou rebaixar o nível de titulação do corpo docente. "Quando o estudante se matricula, ele tem a expectativa de se formar em uma faculdade com determinado nível de qualidade".
Para o presidente da Federação dos Professores, Celso Napolitano, o valor das universidades chegou ao ápice durante os governos Lula e Dilma, com a implantação do Fies. Naquele momento havia uma enorme demanda reprimida de estudantes, e a transferência de recursos federais foi enorme, em muitos casos superfaturada. "O governo comprou no atacado e pagou preço de varejo", explicou.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições