Santa Casa é assunto na Comissão de Saúde


15/08/2017 20:27 | Da Redação - Foto: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Cezinha de Madureira preside reunião da Comissão de Saúde<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2017/fg206715.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cezinha de Madureira preside reunião da Comissão de Saúde<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2017/fg206716.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cezinha de Madureira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2017/fg206717.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Antônio Penteado Mendonça, prestou esclarecimentos sobre as condições da instituição nesta terça-feira (15/8) para os membros da Comissão de Saúde da Alesp.

Mendonça destacou que a falta de controle nos contratos com a entidade e a situação econômica do país foram os principais fatores da crise no hospital, iniciada em 2014. A organização chegou a acumular uma dívida de R$ 900 milhões em 2016.

Para o provedor, os 94 parlamentares da Alesp podem ajudar a complementar os recursos, pela aprovação de emendas. Atualmente, há uma "retomada da sua capacidade de atuação" por meio de soluções internas como "venda de patrimônio, negociação de contratos com a Caixa e redução de custos", explica.

O deputado Carlos Neder (PT) lembrou que, além do apoio dos parlamentares, é necessária a sanção do governador para autorizar a destinação das verbas. Neder também defendeu maior investimento no Hospital Santa Isabel, criado em 1972 pela Santa Casa para atender a pacientes de convênios e particulares.

O presidente da comissão, deputado Cezinha de Madureira (DEM), sugeriu a destinação de recursos do Hospital do Servidor Público Estadual (Iamspe) para o hospital particular da Santa Casa, com o objetivo de ampliar o atendimento dos servidores do Estado.

Requerimentos

Na reunião, foi aprovado o requerimento do deputado Itamar Borges (PMDB), convidando o superintendente do Hospital das Clínicas (HC), Antonio José Rodrigues Pereira, e o ex-secretário de Saúde, atual presidente do Conselho Deliberativo do HC. A reunião está prevista para o dia 22/8. O objetivo é debater a situação do hospital, que atualmente está superlotado.

Também foi aprovado o requerimento do deputado Edmir Chedid (DEM), que convida os secretários de Saúde, David Uip, da Fazenda, Hélcio Tokeshi, e de Planejamento e Gestão, Marcos Antonio Monteiro. A finalidade é discutir qual é o cenário do Estado sobre a destinação de verba para saúde da população.

Projeto de Lei

A comissão votou favoravelmente à proposta que permite ao Corpo de Bombeiros encaminhar pessoas feridas em acidentes de trânsito e outros, que possuam plano de saúde privado, aos hospitais conveniados, desde que não haja comprometimento da qualidade e agilidade do primeiro atendimento. O Projeto de Lei 819/2016, de autoria do deputado Celino Cardoso (PSDB), destaca que "tal garantia de atendimento do acidentado pelos hospitais conveniados permite que o Estado mantenha mais vagas disponíveis para os cidadãos que dependem exclusivamente da rede pública de atendimento".

Estiveram presentes os deputados Hélio Nishimoto (PSDB), Marcos Martins (PT), Doutor Ulysses (PV), Luis Carlos Gondim (SD) e Roberto Massafera (PSDB).

alesp