Liberação de kits de acessibilidade para bibliotecas do Alto Tietê


18/08/2017 14:31 | Da assessoria do deputado André do Prado

Compartilhar:

André do Prado, ao lado de Geraldo Alckmin (ao centro)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2017/fg206859.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Para ampliar a acessibilidade de pessoas com deficiência ao universo dos livros e da pesquisa, o governo do Estado autorizou a liberação de kits com equipamentos como scanners leitores de mãos, mouse estacionário e software de leitor de tela, entre outros dispositivos, para 55 municípios paulistas. Três deles são da região do Alto Tietê: Arujá, Ferraz de Vasconcelos e Suzano. O deputado André do Prado acompanhou a solenidade e destacou o poder de inclusão da medida.

Para ele, os ganhos nas áreas da educação e da inclusão social são grandes. "As cidades passarão a ter, em suas bibliotecas municipais, ferramentas que facilitam o acesso ao conhecimento e à pesquisa por parte das pessoas com deficiência. Todos nós sabemos que elas são capazes, precisam apenas de meios que permitam a aplicação de seu talento e força de vontade no dia a dia. A inclusão é muito necessária. Quando começa no ambiente educacional, é mais positiva ainda", afirmou.

Cada município receberá um dos dois kits personalizados desenvolvidos pelo Estado. O primeiro tem computador, ampliador automático, scanner leitor de mesa, teclado ampliado, mouse estacionário e software de voz sintetizada para atuação com o software leitor de tela NVDA. O segundo conta com todos os equipamentos anteriores, além de display e impressora braile.

alesp