Valorização de bandas, fanfarras e orquestras do Estado é discutida na Alesp


22/08/2017 20:38 | Da Redação - Foto: Vera Massaro

Compartilhar:

Banda presente na audiência<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2017/fg207058.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luiz Carlos Gondim (à esq.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2017/fg207080.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Banda presente na audiência<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2017/fg207081.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Para continuar as atividades da Frente Parlamentar em Apoio às Bandas e Fanfarras do Estado de São Paulo e discutir a valorização dos profissionais da área, a Assembleia Legislativa sediou uma audiência nesta terça-feira (22/8) com representantes do setor.

De acordo com Alexandre da Silva, presidente da Federação das Fanfarras e Bandas do Estado de São Paulo (Ffabesp), cerca de 600 bandas atuam em todo o território paulista. Alexandre destacou que, apesar disso, há uma desvalorização das corporações musicais desde 2002. "Somente na capital paulista existiam mais de 500 bandas e hoje este número não passa de 40", lamentou.

Para o ex-maestro da Banda Sinfônica de São Paulo, Marcos Sadao Shirakawa, a falta de investimento na área desestimula jovens a ingressar na carreira musical. "Músicos de instrumento de sopro vieram das bandas escolares de fanfarra", disse.

A iniciativa do encontro foi do deputado Luiz Carlos Gondim (SD), que abriu a discussão para incentivar o financiamento e a divulgação dos eventos com os músicos. Gondim lembrou que no próximo dia 1º/10 a secretaria de Cultura realizará uma apresentação de bandas e fanfarras, na Avenida Paulista.

alesp