HC de Ribeirão Preto tem remédios em falta há mais de 90 dias


23/08/2017 15:12 | Da assessoria do deputado Rafael Silva

Compartilhar:

Falta de medicamentos prejudica as pessoas mais simples<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2017/fg207129.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em resposta a reque­rimento do deputado Rafael Silva, a secretaria da Saúde informou que a Farmácia do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto tem 19 medicamentos em falta, alguns deles há mais de três meses. Rafael voltou a cobrar o HC para que regularize a entrega, uma vez que os remédios atendem às famílias mais simples da cidade e da região.

O danazol, usado no tratamento de endometriose, que causa dor e infertilidade em mulheres, não é entregue às pacientes desde 28/4. O módulo para dieta enteral líquida Nutri TCM, destinado a portadores de doenças do pâncreas, fibrose cística - em que o paciente precisa de suplemento energético -, está em fase de compra desde o último dia 5/5. O polivitamínico A, B, D, E, K, cápsula, está em falta desde 9/6. O spray de beclometasona, usado para crises respiratórias, também está em fase de compra desde o final de junho. O gasto mensal com os 19 produtos da lista enviada pelo HC é de cerca de R$ 270 mil.

"Não podemos aceitar que centenas de pacientes fiquem sem seu medicamento. O custo para o governo é baixo. São crianças e idosos, que estão em tratamento ou que dependem de um remédio para sobreviver e não têm condições de comprar. Por isso meu trabalho de cobrança em favor dessas pessoas", ressalta Rafael Silva.

alesp