Venda do brinquedo "hand spinner" sem o selo do Inmetro poderá ser proibida


23/08/2017 15:14 | Da assessoria do deputado Sebastião Santos

Compartilhar:

Hand spinners<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2017/fg207131.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em tramitação pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei 602/2017 propõe a proibição da venda de aparelhos "hand spinner" que não estejam identificados com o selo do Inmetro. A proposta, de autoria do deputado Sebastião Santos, tem como objetivo evitar a venda ilegal do brinquedo em todo o Estado.

Os acidentes causados pelo brinquedo vêm sendo recorrentes, não somente no Brasil, e sua fama já alcança crianças, jovens e adultos. Ao procurar por "hand spinner" em algum site de busca, o consumidor encontrará diversos vídeos relacionando a diversão com algum acidente, porque ao mesmo tempo em que o aparelho traz o entretenimento também se descobre uma série de perigos caso o passatempo não esteja regularizado corretamente.

O deputado adverte sobre os perigos para os consumidores que utilizam o aparelho sem a fiscalização do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). "Os brinquedos precisam passar por uma avaliação do órgão competente para verificar se trazem riscos como, por exemplo, pontas perigosas, peças que soltam facilmente, além de bordas cortantes. O que vem acontecendo é a comercialização sem esse selo importantíssimo para que os aparelhos venham a ser distribuídos com segurança para seus consumidores", ressalta o parlamentar.

alesp