Audiência pública discute despoluição dos rios Tietê e Pinheiros


24/08/2017 14:46 | Da assessoria do deputado Afonso Lobato

Compartilhar:

Afonso Lobato<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2017/fg207189.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A despoluição dos rios Tietê e Pinheiros e das represas Billings e Guarapiranga é tema de uma audiência pública que será realizada no próximo sábado, dia 26 de agosto, às 9h, na Faculdade Paulo VI em Mogi das Cruzes. O encontro é uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos (CNBB) e tem o apoio do deputado estadual Padre Afonso Lobato (PV) e da Diocese de Mogi das Cruzes.

Um representante da Sabesp irá mediar o debate sobre o projeto existente para a despoluição do Tietê e de outros rios que são temas da audiência. Além do deputado Padre Afonso, a mesa de discussão será composta pelo bispo local, Dom Pedro Luiz Stringhini, e pelo padre Antônio Frizzo, secretário da Campanha da Fraternidade na Regional Sul 1 da CNBB e assessor das pastorais sociais.

"Somente no trecho da cidade de São Paulo, o Tietê recebe 1,1 mil toneladas de esgoto por dia sem nenhum tratamento", alerta padre Frizzo. "É com base nessas informações preocupantes que estamos propondo esse debate, com o apoio da Pastoral Ecológica, das Dioceses da nossa região e da CNBB, juntamente com o mandato do deputado estadual Padre Afonso", completou.

"Essa discussão é um gesto concreto da Campanha da Fraternidade, pois é preciso desencadear um movimento pela despoluição do rio Tietê, incluindo Pinheiros e as represas Billings e Guarapiranga, o que envolve os 27 municípios dessas bacias", disse Padre Afonso. Na campanha deste ano, a igreja católica propõe a discussão sobre "Biomas brasileiros e Defesa da vida".

alesp