Alesp aprova projeto que elimina terceiro dígito de centavo nos postos de gasolina


24/08/2017 18:10 | Léo Martins

Compartilhar:

Alesp aprova projeto que elimina terceiro dígito de centavo nos postos de gasolina<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2017/fg207202.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os deputados estaduais aprovaram na terça-feira (22/8) uma proposta que poderá trazer economia para o consumidor na bomba de combustível. O projeto elimina o terceiro dígito de centavo do preço dos combustíveis vendidos nos postos em todo o Estado de São Paulo. Se for sancionado pelo governador Geraldo Alckmin, os preços da gasolina, comum e aditivada, do etanol e do diesel deverão ser calculados com dois dígitos de centavos.

O deputado Ricardo Madalena (PR), autor do PL 460/2016, disse que a iniciativa quer corrigir o valor "ocultado" ao consumidor. Segundo ele, o terceiro dígito disfarça o preço real do combustível. "É uma estratégia que induz o consumidor a comprar o falso barato. Acredito que a medida tornará a política de preços mais transparente", afirmou.

Casas decimais

São utilizadas apenas duas casas decimais na cobrança da maioria dos produtos e serviços no Brasil. Por exemplo, enquanto uma passagem de ônibus custa R$ 3,80, um litro de gasolina custa R$ 2,399.

A vendedora Jacqueline Passos usa o carro em todas as ocasiões e enche o tanque uma vez por semana. "O frentista já me aborda arredondado o preço para mais ou para menos, mas esse não é o valor cobrado exatamente", disse ela, que vê vantagem caso essa forma de cobrança mude.

alesp