Casa do Adolescente Itinerante atuará em escolas públicas


28/08/2017 17:12 | Da Redação

Compartilhar:

Informação, lazer e entretenimento nas escolas estaduais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2017/fg207380.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou projeto de lei que deverá alcançar milhares de jovens de regiões carentes do Estado. A proposta é levar informações, entretenimento e lazer às escolas estaduais por meio da criação do Programa Casa do Adolescente Itinerante - Multi Jovem. Os deputados aprovaram a proposta na última terça-feira (22/8).

O Multi Jovem utilizará as estruturas e métodos já existentes da Casa do Adolescente (Programa Estadual de Saúde do Adolescente). Em formato itinerante, priorizará regiões ainda não contempladas, sendo realizado em escolas da rede pública do estado de São Paulo, atendendo a pessoas entre 10 e 20 anos de idade.

O objetivo do projeto é promover atendimentos médicos para realização de exames, transmitir conhecimento por meio de palestras sobre gravidez precoce, mercado de trabalho, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST), entre outras.

Segundo dados da Fundação Seade, embora o número de adolescentes entre 10 e 19 anos grávidas no Estado de São Paulo tenha caído de 2000 a 2012, os índices de gravidez na adolescência em áreas periféricas ainda é bastante elevado. O bairro Brasilândia, localizado na zona norte de São Paulo, assim como outras regiões periféricas do Estado, possui uma das maiores ocorrências de mães adolescentes menores de 18 anos da capital: 9,41% - enquanto o índice municipal é de 6,05% e o estadual de 6,7% (SEADE - 2014).

O PL 641/2016 é de autoria do deputado Celino Cardoso (PSDB), que defende a necessidade de ampliar a atenção e o atendimento aos jovens. "A Casa do Adolescente é uma construção física, portanto não existe em todo o Estado. O objetivo é fazer com que profissionais de saúde, assistência social, educação, cultura e esporte façam grandes eventos com jovens, sem que haja a necessidade de ter um prédio fixo", disse.

O projeto segue agora para sanção pelo governador.

alesp