Cigarro mata mais de 5 milhões de pessoas por ano


30/08/2017 12:22 | Da assessoria do deputado Gil Lancaster

Compartilhar:

Gil Lancaster<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2017/fg207554.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No Dia Nacional de Combate ao Tabagismo, o deputado Lancaster apresenta dois projetos de lei com o objetivo de realizar uma extensa campanha de combate e conscientização sobre o tabagismo nas escolas do Estado de São Paulo.

"Temos que combater este mal que é considerado uma das causas de morte evitável no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Infelizmente o cigarro é responsável por mais de 50 doenças, além de 30% das mortes por câncer de boca, 90% das mortes por câncer de pulmão, 25% das mortes por doença do coração, 85% das mortes por bronquite e enfisema, 25% das mortes por derrame cerebral", acrescenta o parlamentar.

Autor dos projetos que institui as campanhas Estaduais Antitabagismo nas Escolas Públicas e Privadas do Estado, de Combate às Drogas nas Escolas Públicas e Privadas do Estado, e a implantação na Cracolândia, no centro de São Paulo, do Centro Móvel do CRATOD (Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas) o deputado informou que vai intensificar junto ao governo do Estado a aprovação das propostas para virar lei.

"Com o centro móvel muitos usuários poderão ser atendidos e tratados das suas enfermidades, sem que precisem se deslocar enfermos até a unidade do centro da capital. Devemos levar em conta também que moradores de rua portadores do HIV resistem em carregar os seus remédios, com medo de ser exporem. Dessa forma, a unidade móvel resolverá o problema", disse o deputado Lancaster.

Tabagismo

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável no mundo. A organização estima que um terço da população mundial adulta, cerca de 2 bilhões de pessoas, sejam fumantes. Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina mundial e 12% da feminina fumam.

O tabaco está relacionado a mais de 50 doenças sendo responsável por 30% das mortes por câncer de boca, 90% das mortes por câncer de pulmão, 25% das mortes por doença do coração, 85% das mortes por bronquite e enfisema, 25% das mortes por derrame cerebral.

Segundo a Organização Mundial da Saúde , todo ano mais de cinco milhões de pessoas morrem no mundo por causa do cigarro. E, em 20 anos, esse número chegará a 10 milhões se o consumo de produtos como cigarros, charutos e cachimbos continuar aumentando.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer , vinculado ao Ministério da Saúde, o tabaco também tem relação com a impotência sexual e infertilidade masculina, pois, segundo estudos, prejudica a mobilidade do espermatozóide. Os mesmos prejuízos também são atribuídos ao cachimbo e ao charuto. Apesar de não serem tragáveis, possuem uma concentração de nicotina maior, que é absorvida pela mucosa oral.

Não só o fumo ativo, mas o passivo também aumenta os riscos de doença. Sete não fumantes morrem por dia em consequência do fumo passivo. O tabagismo passivo aumenta em 30% o risco para câncer de pulmão e 24% o risco para infarto.

alesp