Queima do Alho de Barretos


30/08/2017 14:26 | Da assessoria do deputado Sebastião Santos

Compartilhar:

Sebastião Santos (à esqueda) e participante da comitiva Água Doce<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2017/fg207602.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Principal evento gastronômico do ciclo sertanejo, a Queima do Alho realizada anualmente durante Festa do Peão de Barretos, conheceu seu grande campeão no sábado dia 26/08, no Rancho Ponto de Pouso, durante a 62ª Festa do Peão de Barretos. A comitiva Água Doce do município de Icém, foi a grande ganhadora do título. Ao todo, participaram 20 grupos de tropeiros de diversas partes do país.

Participando, em mais um ano, como jurado concurso da Queima do Alho de Barretos, o deputado Sebastião Santos (PRB) prestigiou a organização do evento e aproveitou para conhecer a culinária típica do sertanejo. "Cada tropa mostrou o seu melhor e quem ganhou foi o público presente. A gastronomia típica dos tropeiros era baseada na carne seca, o feijão gordo e arroz carreteiro. Em todas que degustamos, cada uma tinha sua peculiaridade e seu tempero. Parabenizo aos organizadores pelo excelentíssimo trabalho em reunir em um dia de decisão as principais tropas do Brasil", comentou Sebastião.

Liderada pelo comissário Carlos Batista Moura, a Comitiva Água Doce, mostro porque chegou à sua terceira final e consagrou-se campeão, de acordo com os votos dos jurados. "Fizemos o que tinha que ser feito, mostramos a verdadeira raiz do sertanejo e do tropeiro com principal atrativo que foi o prato feito aos moldes antigos. Cozinhamos com fogo de lenha, carne seca exposta ao sol, feijão com bastante caldo e o nosso tempero especial. Esse foi o segredo do sucesso", comentou o estradeiro.

A importância da Queima do Alho na manutenção da cultura caipira foi reconhecida também por lei. O prato é considerado hoje Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

No cardápio preparado pelas comitivas participantes estavam o arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca (farofa no pilão) e carne na chapa de ferro. O sabor dos pratos e toda tralha das comitivas foram avaliados por um grupo de jurados especializado.

alesp