Polo da Univesp em Poá


31/08/2017 12:00 | Da assessoria do deputado André do Prado

Compartilhar:

André Soares (4º à esquerda)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2017/fg207679.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado André do Prado, acompanhado pelo prefeito de Poá, Gian Lopes, esteve reunido, na manhã desta terça-feira (2908), com o diretor administrativo da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), Ricardo Bocalon, para solicitar a implantação de um polo da instituição na cidade. A intenção é que a chegada do centro educacional ao município estimule a busca por inovação e incentive o uso de ferramentas digitais no aprendizado. Participaram da reunião, vice-prefeito Marquinhos Indaiá e da secretária municipal de Educação, Juliana Pelegrineli.

A instituição está subordinada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação e já conta com 63 polos implantados por cidades paulistas. Ela é considerada a quarta universidade paulista pública. As três primeiras são a USP, Unicamp e Unesp.

"Investir na educação é sempre um acerto para o futuro. Quando se fala em Univesp, fala-se em educação tecnológica e atualizada às principais demandas dos mercados. Tenho a certeza que a implantação de um polo da instituição em Poá vai contribuir muito para o desenvolvimento do Alto Tietê", disse o deputado André do Prado.

Os cursos disponibilizados nos polos da Univesp são: Engenharia de computação, engenharia de produção, licenciatura em biologia, licenciatura em física, licenciatura em matemática, licenciatura em química e pedagogia. As disciplinas dentro destas áreas são configuradas de acordo com o perfil socioeconômico do município a receber a unidade da instituição.

Os interessados em estudar na instituição precisam passar por vestibulares, a exemplo do que ocorre nas demais universidades estaduais, que costumam acontecer nos meses de dezembro/janeiro e em julho. Os candidatos aprovados e matriculados precisam comparecer a cada 15 dias, durante o primeiro ano, ao polo que escolheu como local de estudo para realizar avaliações e atividades supervisionadas por tutores. No segundo, a ida deve ser mensal. A partir do terceiro, as atividades serão apenas online " sem necessidade de ir à unidade, exceto em casos de provas.

O prefeito Gian Lopes informou que ter um polo da universidade no município é um ganho para todos os poaenses, principalmente, neste momento difícil que a cidade atravessa, este investimento em educação é fundamental para preparar os jovens para o mercado de trabalho. "O apoio do deputado André do Prado para Poá tem sido o grande diferencial. Ele conhece nossa realidade e tem feito gestão junto ao Estado para conseguir os benefícios e investimentos que a cidade tanto precisa", finalizou.

O período de inscrição para municípios interessados em implantar um polo da Univesp deve ser entre a última semana de setembro e a primeira de outubro. Em seguida, até a metade do mês, a direção da instituição deve divulgar a relação de municípios contemplados.

alesp