Campanha Setembro Verde é lançada na Assembleia


04/09/2017 15:20 | Da Redação - Foto:Raphael Montanaro

Compartilhar:

	Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2017/fg207839.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> 	Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2017/fg207840.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> 	Ed Thomas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2017/fg207841.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> 	Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2017/fg207842.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A campanha Setembro Verde " que chama a atenção das pessoas para a inclusão social " foi lançada nesta quinta-feira (31/8), na Assembleia Legislativa de São Paulo. Neste mês a Alesp adere à campanha e ilumina de verde a cor da fachada. O mês foi escolhido por conta do dia nacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro. A campanha nasceu em 2015 e teve a parceria da Apae de Valinhos.

"Nosso maior objetivo é mostrar para as pessoas que os deficientes tem que ocupar todas as áreas da nossa sociedade. O setembro verde chama a atenção para a diferença", disse o presidente da Apae de Valinhos, Luis Roberto Roson.

Segundo o deputado Ed Thomas (PSB) o setembro é verde, mas as instituições estão todas no vermelho. "Há uma preocupação das famílias assistidas pelas Apaes com a perda de 20 mil atendimentos. As instituições não possuem recursos para arcar com os gastos", relata. Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência, Ed Thomas criticou a lei 13109/2014, criada para modernizar as relações com as organizações da sociedade civil. "As instituições precisam de ajuda e não de mais burocracia. Sabemos que a lei é de âmbito federal, mas o Estado possui a prerrogativa para fazer como vinha fazendo antes do marco regulatório".

A deputada Célia Leão (PSDB) é cadeirante e falou que a sociedade deve aceitar as pessoas como deficiência como elas são. "No próximo mês eu vou fazer 40 anos como cadeirante, e graças a ela [cadeira de rodas], eu consegui trabalhar, casar e ter filhos".

Também estiveram presentes, o deputado Orlando Bolçoni (PSDB), os deputados federais Major Olímpio e Cristiany de Castro, a presidente da Federação das Apaes, Marinalva Cruz, o secretário adjunto dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Luiz Carlos Lopes, representantes das Apaes (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de todo o Estado, autoridades, parceiros, e toda a comunidade que apoia a causa.

alesp