Audiência contra a instalação de termoelétrica em Peruíbe


01/09/2017 12:32 | Da assessoria do deputado Raul Marcelo

Compartilhar:

Audiência Pública<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg207783.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado estadual Raul Marcelo (PSOL) participou de uma audiência pública, na noite desta quarta-feira (30), na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), que debateu as desvantagens da instalação de uma usina termoelétrica em Peruíbe, localizada no litoral Sul Paulista, na Região Metropolitana da Baixada Santista.

Alvo de inquérito do Ministério Público Federal (MPF), o empreendimento carrega muitas polêmicas e pode causar graves ataques ao ecossistema local, além de prejudicar a qualidade de vida das comunidades indígenas e também dos moradores da região de Peruíbe. O local conta com aldeias indígenas e está localizado na encosta da Serra do Mar, possuindo a maior parte da Estação Ecológica Juréia Itatins, que remete ao Porto Brasil.

Atualmente, a Gastrading Comercializadora de Energia S.A, empresa interessada na instalação da usina e interessada em se instalar no entorno do Jardim São Francisco e Caraminguava, espera o licenciamento ambiental por parte da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

Para o parlamentar, a alternativa para a usina termoelétrica não seja instalada em Peruíbe é usando as energias eólica e solar, bem como maximizar a energia das hidrelétricas já existentes no País e também diminuir as perdas de energia elétrica. "Quando Temer assumiu a presidência do Brasil, este governo ilegítimo vem lançando pacotes de privatizações em vários setores, entre eles o de energia", disse. Segundo a imprensa nacional, a Eletrobras pode privatizar até 14 usinas hidrelétricas.

O mandato, inclusive, protocolou nesta terça-feira (29), na Alesp, um requerimento de informação justamente para tratar sobre a instalação de uma usina termoelétrica em Peruíbe. A Secretaria Estadual do Meio Ambiente tem até 30 dias úteis para responder sobre o processo de licenciamento ambiental e também o questionamento em que o empreendimento pode causar potenciais riscos de saúde na região de Peruíbe.

Com a presença de deputados de diversos partidos, índios, movimentos sociais, ONGs (Organizações não governamentais), representantes do MPF, professores, vereadores membros do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e moradores da Baixada Santista, entre outros, o evento também marcou o lançamento da Frente Parlamentar da Assembleia Legislativa de São Paulo Contra a Instalação da Usina Termoelétrica em Peruíbe, de autoria do deputado Luiz Fernando Teixeira.

Termoelétrica em Peruíbe, NÃO!

alesp