Assembleia realiza Audiência Pública do Orçamento em Itapeva

Audiências Públicas Orçamento 2018 - Itapeva
04/09/2017 18:50 | Larissa Leão - Foto: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Enio Tatto, Débora Marcondes, Edson Giriboni, Luiz Cavani e Doutor Ulysses <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg207913.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Enio Tatto, Débora Marcondes, Edson Giriboni, Luiz Cavani e Doutor Ulysses <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg207915.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa da Audiência<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg207916.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Enio Tatto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg207917.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Débora Marcondes (Ver. Itapeva)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg207918.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Doutor Ulysses<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg207883.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luiz Cavani (Pref. Itapeva)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg207919.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Enio Tatto, Débora Marcondes, Edson Giriboni, Luiz Cavani, Doutor Ulysses, Rodrigo Tassinari e Wilson Margarido<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg207882.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Wilson Roberto Margarido (Ver. Itapeva)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg207920.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gabriel Maciel (Juventude PSDB de Itapeva)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg207884.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia Legislativa prosseguiu com o ciclo de audiências públicas em todo o Estado nesta segunda-feira (4/9). Desta vez, moradores e deputados reuniram-se para discutir o Orçamento de 2018 para a região Sudoeste na Câmara Municipal de Itapeva.

A audiência, presidida pelo deputado Edson Giriboni (PV), contou com a presença dos deputados Enio Tatto (PT) e Doutor Ulysses (PV), do prefeito de Itapeva, Luiz Cavani, e dos vereadores de Itapeva, Rodrigo Tassinari e Débora Marcondes, que compuseram a mesa.

O deputado Edson Giriboni ressaltou que as audiências são uma forma de praticar a democracia. "Por meio delas, podemos ter mais conhecimento da realidade de cada região para que, no momento da elaboração do orçamento, possamos ter sensibilidade para realizar os devidos ajustes."

Já o deputado Doutor Ulysses, atuante na região, falou da importância do diálogo e das vitórias que foram conquistadas por meio de audiências passadas. Um exemplo citado pelo parlamentar foi o Centro de Oncologia para os pacientes em Itapeva, que já opera há três anos.

Enio Tatto lembrou que as audiências públicas são realizadas desde 2006, inclusive na região de Itapeva.

O prefeito Luiz Cavani destacou que o orçamento é uma oportunidade de propor ideias.

Saúde

A falta de investimentos na saúde foi o principal questionamento da audiência.

A representante do Peoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), Solange Benedetti Penha, destacou que o Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Hospital do Servidor) não tem recebido os recursos prometidos. "O Estado deveria contribuir com 2% do total de seu orçamento para o Iamspe, mas não é o que acontece na prática."

Além disso, destacou que a PEC 55 trará malefícios para a população e seus efeitos já podem ser observados. "Essa PEC congelou os investimentos." O prefeito Luiz Cavani afirmou que a medida é preocupante. "Há uma queda nos repasses. Lá na frente presenciaremos as consequências."

O vereador de Itapeva, Wilson Margarido, reivindicou a questão dos recursos no hospital da região: "falta remédio nas farmácias e verba para a realização de cirurgias".

O ex-vereador de Itapeva, Paulo Roberto Tarzã, sugeriu que o DRS (Departamento Regional de Saúde) que está localizado em Sorocaba seja planejado também para Itapeva. Para ele, "a gestão de recursos está descentralizada. Aprimorando sua estrutura, de maneira mais simples, não serão gerados custos".

Além disso, Rodrigo Tassinari disse que a região tem vocação para a área de saúde, e que foram implantados alguns serviços, porém, não estão em funcionamento. Sobre essa situação, Luiz Cavani destacou que "há o aumento das hemodiálises e ressonâncias magnéticas. Nós já passamos por todas as etapas dos protocolos. Falta agora, o credenciamento por parte do governo federal para dar andamento nos serviços".

Educação

A necessidade de implantação de mais cursos foi abordada. O representante da Juventude do PSDB, Gabriel Maciel, falou da necessidade de oferecer novos cursos técnicos na ETEC para beneficiar a mão de obra regional. Ele também sugeriu a ampliação da oferta dos cursos de graduação presencial da faculdade Unesp de Itapeva.

O parlamentar Doutor Ulysses destacou que está trabalhando para que o curso de Turismo seja implantado na universidade e frisou que em breve se encontrará com os reitores da Unesp para discutir o assunto.

A reposição salarial do funcionalismo público, principalmente dos professores, foi uma questão levantada por Solange Penha, destacando que "esse reajuste não ocorre há mais de três anos".

Outras prioridades

Rodrigo Tassinari destacou a importância de atrair empresas para investir na região, bem como de estabelecer um plano de desenvolvimento regional.

A duplicação da rodovia que liga Capão Bonito a Itararé foi a obra apontada como prioritária por vereadores de Itapeva e região.

O ex-vereador Marcelo Alfredo falou da possibilidade de recapeamento nas estradas de Nova Campina, devido ao trânsito intenso de caminhões.

Wilson Margarido destacou a necessidade de melhorar as condições das pontes de madeira, que se encontram em condições precárias.

A instalação de um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e a preservação de recursos naturais para o turismo foram questões levantadas pela vereadora Débora Marcondes.

A lagoa municipal e sua intraestrutura foram apontadas por Marcelo Alfredo, que explicou: "com as chuvas, a cidade alaga. O município não tem como resolver isso", frisou.

Em votação, as prioridades indicadas pela população para a região foram saúde (18%), educação (16%) e desenvolvimento econômico, científico e tecnológico (11%).

O deputado Enio Tatto concluiu dizendo: "percebemos que o município está assumindo as despesas do Estado", e falou da importância de um orçamento transparente e justo.

No encerramento, o deputado Edson Giriboni destacou o déficit dos orçamentos e pediu "responsabilidade para priorizar os recursos e aumentar a cobrança do governo federal para realizar as questões que estão em seu alcance".

Ainda na segunda-feira acontecerá a Audiência Pública do Orçamento na Câmara Municipal de Avaré, às 18h. A audiência seguinte ocorrerá na terça-feira, 5/9, às 10h, na Câmara Municipal de Itapetininga.

alesp