Aprovados em concursos da segurança pública esperam chamada há quatro anos


14/09/2017 15:30 | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:

Carlos Giannazi (ao centro)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg208559.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por iniciativa de Carlos Giannazi (PSOL), foi realizada na terça-feira, 12/9, audiência pública para debater a situação dos candidatos aprovados em concursos de carreiras Técnico-Científica na área da segurança pública, que não foram nomeados. O deputado abriu o evento citando as ressalvas feitas pelo Tribunal de Contas do Estado sobre o exercício financeiro de 2015, que apontaram déficit de servidores na área. Também ressaltou que o não chamamento de aprovados se repete no sistema prisional e na educação.

Segundo a candidata aprovada Adriana, dos 11.957 cargos de investigador de polícia, 2.947 estão vagos. O último concurso foi iniciado em 2013 e resultou na nomeação de 700 servidores, restando ainda 905 aprovados que aguardam convocação. "Nós queremos uma posição firme do governador sobre as datas das futuras nomeações", explicou.

Rafael, que foi aprovado no concurso de perito criminal, também de 2013, afirmou que dos 447 cargos previstos, apenas 197 foram preenchidos. Atualmente há 600 cargos vagos, do total de 1.706. Edson Antunes, aprovado como fotógrafo técnico pericial, informou que dos 120 cargos criados em seu concurso, apenas 55 foram preenchidos. Além disso, com a previsão de aposentadorias na carreira, se todos os 375 aprovados fossem chamados, ainda haveria vagas.

Giannazi vai reiterar a representação já apresentada ao Ministério Público, complementando-a com os dados apresentados na audiência. Também vai notificar o Tribunal de Contas sobre o não atendimento das ressalvas feitas pelo órgão, bem como apresentar requerimento à Comissão de Segurança Pública da Asembleia propondo a convocação do secretário Mágino Alves. Sugeriu ainda aos aprovados que atuem junto às câmaras municipais e aos conselhos comunitários de segurança (Consegs) para que estes apresentem moções ao governador com a reivindicação.

alesp