Audiência Pública do Orçamento 2018 em Ourinhos

Audiências Públicas Orçamento 2018 - Ourinhos
18/09/2017 18:57 | Larissa Leão - Foto: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Mesa da audiência pública<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg208839.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa da audiência pública<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg208832.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Enio Tatto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg208841.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Cury<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg208842.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg208843.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Wellington Moura preside a audiência<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg208835.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cássia Cristina Borges Palhas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg208844.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cristiane Aparecida Rodrigues<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg208836.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia Legislativa de São Paulo prosseguiu com o ciclo de audiências públicas em todo o Estado nesta segunda-feira (18/9). Desta vez, moradores e autoridades reuniram-se na Câmara Municipal de Ourinhos para discutir o Orçamento de 2018 para a região sudoeste.

A audiência, presidida pelo deputado Wellington Moura (PRB), contou com a presença dos deputados Fernando Cury (PPS) e Enio Tatto (PT), do presidente da Câmara Municipal de Ourinhos, Alexandre Dauage Zoio, da secretária de Saúde de Ourinhos, Cássia Palhas, e do prefeito de Chavantes, Marcio Burguinha.

Wellington Moura destacou a importância de as pessoas participarem da audiência. "Esperamos que o orçamento leve recursos para a região e que a população e todos os interessados possam participar para expor as necessidades da cidade."

Segundo Enio Tatto, o orçamento é uma das leis mais importantes. "Neste momento, precisamos fazer justiça. Teremos dificuldades, mas precisamos somar esforços para garantir no orçamento as demandas da população."

Para Fernando Cury, o governo deveria olhar com mais atenção para os pequenos municípios. "Precisamos aproximar a Alesp dessas regiões. Entender as suas dificuldades e elaborar emendas parlamentares", disse.

"É preciso que haja igualdade entre os municípios pequenos e grandes. Pois, no interior é produzido o alimento para o centro", declarou o prefeito Márcio Burguinha.

Alexandre Zoio comemorou o fato de a audiência ser realizada em Ourinhos. "Sabemos da importância e da dimensão dessas audiências e temos nos empenhado em resgatar a cidade. Esperamos que nossos pedidos sejam atendidos."

Saúde

A falta de investimentos na Saúde foi o principal questionamento da reunião.

A secretária de Saúde Cássia Palhas ressaltou que, desde a implantação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na região, não foram destinados recursos para que as atividades fossem realizadas.

Além disso, a reivindicação pela melhoria das ambulâncias foi tema levantado pela secretária e pelo vereador Luis Carlos Nicodemus, presidente da Câmara Municipal de Candido Mota. "As ambulâncias estão sucateadas. É preciso que a cada cinco anos as frotas sejam trocadas", afirmou o parlamentar.

O coordenador da Santa Casa de Ourinhos, Alexandre Mariane, explicou que o hospital atende a 13 municípios da região. Com isso, ele reivindica que as condições dos serviços sejam melhoradas e citou os serviços de radioterapia e oncologia.

Abel Fiel, vereador de Ourinhos, destacou a falta de vagas para a realização de ressonância magnética. "São três mil pessoas na fila. Desse número, há pessoas aguardando vaga há cinco, seis anos."

Educação

O representante de Oficiais de Justiça, Enizal Vieira, lembrou a ausência de cursos no ensino superior. Segundo Alexandre Zoio, há apenas um curso na Unesp de Ourinhos, e espera que seja implantado o curso de Turismo.

Para o empresário José Saliba, há um atraso na educação. Para ele, faltam oportunidades aos jovens, que deveriam aproveitar da tecnologia que as escolas deveriam oferecer para aprimorar o aprendizado.

A reposição salarial do funcionalismo público também foi assunto debatido.

Habitação e assistência social

Pavimentação e sinalização de vias foram assuntos pautados pelo vereador de Ourinhos Cícero Aquino.

O ex-vereador da região Toninho do PT acrescentou que cerca de 70% do asfalto está deteriorado. O ex-vereador ainda falou da duplicação das rodovias Raposo Tavares e Melo Peixoto, que não foram planejadas de acordo com a necessidade da região.

Cleberton Carlos Gabriel falou da necessidade da passarela na rodovia Melo Peixoto. Ele destacou que todo mês há acidentes.

Alexandre Zoio explicou que o serviço de Atendimento a Emergências foi transferido para a região de Bauru. Para ele, a falta de comunicação contribui para a falta de segurança pública na região.

Além disso, o aumento de policiais efetivos foi tema destacado por Cícero Aquino, que disse faltar policiais civis e militares.

Inclusão social

A necessidade de aprimorar a inclusão social para crianças com deficiência foi tema discutido na audiência.

Para a cidadã Cristiane Aparecida Rodrigues, é preciso aumentar o repasse para as Apaes. "Há muitas crianças com deficiência, porém, não há vagas", destacou.

O secretário de Esportes de Ourinhos, Danilo Ferreira, reivindicou financiamento para projetos esportivos destinados à formação das crianças com deficiência. "O esporte pode transformar a vida das crianças", declarou.

Outras prioridades

Marcos Donizette, vereador de Bernadino de Campos, destacou que os aterros sanitários estão saturados.

O secretário de Esportes de Ourinhos, Danilo Ferreira, ressaltou a necessidade da construção de um novo ginásio.

O secretário de Assistência Social de Ourinhos, Felipe Ramos, falou do Centro do Idoso. Segundo ele, a implantação do centro foi iniciada, mas interrompida. Ele reivindicou que os trabalhos sejam retomados.

Em votação, as prioridades indicadas pela população para a região foram saúde (17,5%), educação (17%) e habitação e assistência social (8%).

No encerramento, Enio Tatto afirmou que, segundo dados levantados pela sua assessoria, das 52 prefeituras na região, 30 não receberam investimentos.

Wellington Moura disse que já há uma emenda para a malha ferroviária da região, e agora espera que o valor seja aprovado para trazer qualidade a essa estrutura em Ourinhos.

Também na segunda-feira, pro­gramou-se uma Audiência Pública do Orçamento na Câmara Municipal de Presidente Prudente. Outras 8 ainda serão realizadas no Estado, sendo a próxima na terça-feira (19/9), às 10h, na Câmara Municipal de Dracena.

alesp