Professores substitutos da Unesp têm corte de 75% no vale-alimentação


19/09/2017 13:55 | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:

Carlos Giannazi (ao centro)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg208923.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Professores substitutos da Universidade Estadual Paulista (Unesp) reuniram-se na sexta-feira (15/9) em audiência pública contra o corte de 75% em seu vale-alimentação. Promovido pelo deputado Carlos Giannazi, o ato também mobilizou representantes de sindicatos, professores e alunos que se solidarizam com a reivindicação.

Há quatro anos, a Unesp vem contratando professores substitutos, em caráter temporário. Esses professores recebem salários equivalentes a um quinto do que recebem seus colegas efetivos. Com salários extremamente baixos, especialmente levando-se em conta o grau de formação exigido, o vale-alimentação é muito importante para a categoria. Além disso, não têm direito a férias remuneradas e décimo terceiro, nem ao menos têm emprego todos os meses do ano, já que os concursos são realizados em fevereiro e o contrato é rescindido ao final do ano letivo.

Após conversas com a categoria, Giannazi já havia apresentado requerimento à Comissão de Educação da Alesp visando à convocação do reitor Sandro Roberto Valentini, que foi convidado mas não compareceu e não enviou representante à audiência, e que deverá explicar a alegada necessidade de ajuste orçamentário. Como há evidente prejuízo à qualidade do ensino, também será acionado o Grupo de Atuação Especial de Educação (Geduc), do Ministério Público Estadual.

alesp