Comissão de Saúde aprova audiência sobre poluição do ar


19/09/2017 19:52 | Texto e Foto: Larissa Leão

Compartilhar:

Reunião da comissão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg208944.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg208946.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Doutor Ulysses (à esq.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg208947.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A qualidade do ar no Estado de São Paulo foi o principal tema debatido pelos parlamentares nesta terça-feira (19/9) na Comissão de Saúde da Alesp. Na ocasião foi aprovado um requerimento para a realização de uma audiência pública com o tema "O controle da poluição e seus efeitos na saúde", com a participação de especialistas da área, como o professor de medicina da Universidade São Paulo, Paulo Saldiva. O objetivo é discutir os efeitos que resultam na piora da qualidade do ar.

O deputado Carlos Neder (PT), autor da iniciativa, destacou a importância do debate. "Temos sentido os efeitos da poluição do ar, porém não sabemos a qualidade do ar que estamos respirando. Os relógios distribuídos nas ruas de São Paulo apenas informam se a qualidade está péssima, ruim, regular ou boa, mas não é o suficiente." Conhecer mais detalhadamente a qualidade do ar, explicou Neder, é importante para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para minimizar os efeitos deletérios na saúde. Ainda não há data prevista para a audiência.

O presidente da comissão, deputado Doutor Ulysses (PV), lembrou ainda aos parlamentares a necessidade de marcar uma audiência com o governador para que ele atenda ao pedido de ambulâncias para os municípios carentes deste serviço. "A intenção é entregar os veículos para os municípios de até 10 mil habitantes. Porém, queremos aumentar para cidades de até 30 mil habitantes", declarou.

Estiveram na reunião, além dos citados, os deputados Gil Lancaster (DEM), Hélio Nishimoto e Roberto Massafera (ambos do PSDB), Itamar Borges (PMDB) e Milton Vieira (PRB).

alesp