Regionalização da central de vagas hospitalares


21/09/2017 14:54 | Da assessoria do deputado Afonso Lobato

Compartilhar:

Padre Afonso Lobato (2º à esq.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg209115.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A regionalização da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross), que controla as vagas de leitos hospitalares em todo o Estado, voltou a ser discutida no Fórum Regional Permanente de Saúde, realizado na última segunda-feira (18/9), em Ubatuba, por iniciativa do deputado estadual Padre Afonso Lobato (PV).

Ele afirmou que regionalizar a central de vagas significa aproximá-la mais dos pacientes na região onde moram, o que poderia reduzir o tempo de espera por um leito de internação. "Isso facilitaria o acesso desses pacientes aos leitos, com maior agilidade e resolutividade", disse.

A sugestão foi reforçada pelo prefeito da cidade, Delcio Sato, e pelos demais presentes ao encontro, entre eles vereadores, secretários de saúde e membros de conselhos municipais de Saúde.

Segundo Sato, o futuro hospital regional do Litoral Norte, que está sendo construído pelo Estado em Caraguatatuba, precisa priorizar a região " assunto também discutido durante o Fórum - sendo a regionalização do CROSS, um fator importante para que isso ocorra.

Outras demandas levantadas no encontro foram a participação do Estado no financiamento do Samu, hoje custeado pelo governo federal (20%) e pelo município (80%), e a demora na realização de exames de biópsia que não estão sendo atendidos no AME de Caraguatatuba, obrigando os pacientes a se deslocar para outros municípios.

alesp