Dia do mediador e conciliador é celebrado na Alesp


22/09/2017 19:31 | Léo Martins - Foto: Raphael Montanaro

Compartilhar:

Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg209206.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg209207.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Pedro Kaká<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg209208.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa comemorou o dia dos mediadores e conciliadores judiciais e extrajudiciais do Estado nesta quinta-feira (21/9), no auditório Teotônio Vilela.

A deputada Célia Leão (PSDB), autora da lei que instituiu a data - celebrada oficialmente em 23/9 - parabenizou a categoria por meio de vídeo e lembrou-se do trabalho exercido por eles. "São pessoas abnegadas, que sempre estão à mercê da justiça", disse. Segundo a deputada, a escolha pelo dia 23 de setembro deu-se por se tratar do dia em que se inicia a primavera. "É a época do desabrochar das flores, as quais harmonizam o ambiente, propiciando a conciliação."

Os mediadores e conciliadores do Estado de São Paulo são capacitados pelo Conselho Nacional de Justiça para atuar como pacificadores nos processos judiciais, mas não são remunerados pela ação, sendo reconhecidos como voluntários. Outros Estados, como Acre, Bahia, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Goiás, Piauí, Paraná, Rio de Janeiroe e Ceará, já pagam os seus profissionais pela ação.

"Eles garantem uma agilidade enorme ao Judiciário, isso é fundamental. Se receberem por esse trabalho voluntário, podem dedicar-se e estudar ainda mais para exercer essa atividade", disse o deputado Caio França (PSB).

O deputado Pedro Kaká (PODE) ressalta o trabalho social realizado por eles. "Nem todos conseguem acesso à justiça, falta conhecimento, por exemplo. O trabalho desses mediadores em prol da justiça e principalmente da cidadania muitas vezes alivia o Poder Judiciário", declarou.

Além dos citados, estiveram presentes no evento a representante do movimento Conciliadores-SP, Luciana Garcia Fávero, o representante da Associação Paulista dos Mediadores e Conciliadores (APAMEC), José Iglesias, o representante da Defensoria Publica de São Paulo, Rafael Pitanga Guedes, e a presidente do Sindicado dos Mediadores e Conciliadores do Estado de São Paulo (Simec), Márcia Cristina.

alesp