Entrevista com o deputado Doutor Ulysses


25/09/2017 18:32 | Larissa Leão - Foto: Roberto Navarro

Compartilhar:

Doutor Ulysses <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg209276.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Doutor Ulysses <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg209278.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado e médico Doutor Ulysses (PV) ingressou na política em favor da sua cidade natal, Itapeva, no sudoeste paulista. Em seu segundo mandato na Assembleia Legislativa, o parlamentar destaca sua atuação no Parlamento e a importância de melhorar a saúde no país.

"Minha vida política começou tarde", ressalta. Com 68 anos, elegeu-se vereador por Itapeva com 3.633 votos. Em 2005, foi eleito presidente da Câmara Municipal e reeleito para o biênio 2007/2008. Sobre isso, o deputado conta que construiu uma sede moderna sem onerar o município para a cidade de Itapeva, de forma que atendesse o Legislativo, mas também fosse um local destinado a população. "Hoje, a Câmara é funcional e realiza diversos eventos, como formaturas."

Nas eleições de 2008, foi eleito vice-prefeito da cidade. Em 2010, disputou sua primeira eleição como deputado estadual e cumpriu os quatro anos. No segundo mandato, após a suplência, retornou à Casa no começo deste ano com o objetivo de transformar a vida das pessoas.

"Eu sou médico há 54 anos. Eu conheço o sofrimento do povo em relação às condições de saúde. O mínimo que posso fazer por eles é ajudá-lo", diz.

Atuação política

O deputado explica que diferentemente do mandato passado, ele enfrenta outra realidade: a falta de recursos. Com isso, a dificuldade de atuação dos parlamentares é maior. "Nós sempre ouvimos que não há orçamento", diz " e acrescenta que os funcionários e médicos de hospitais, por exemplo, buscam "fazer o melhor aos pacientes, porém não depende só deles. O governo assumiu o compromisso e não liberou o dinheiro", declara.

Em meio a vitórias, o deputado conta que tem feito "muito com pouco" para atender às demandas da população. Mesmo em um período de crise, conseguiu liberar algumas emendas dos anos de 2013 e 2014. "Ajudei a Santa Casa de Itapeva, ajudei as prefeituras da região na área da saúde, na aquisição de veículos e melhorei a infraestrutura."

Outra vitória foi em relação à malha rodoviária de sua região. Doutor Ulysses conta que havia duas pendências importantes a resolver na rodovia SP-249: a recuperação do trecho entre Itapeva e Itaberá, que já foi autorizada; e do trecho entre Ribeirão Branco e Apiaí, que será retomada.

Luta

Além disso, o parlamentar luta em favor do Hospital do Servidor Público Estadual (Iamspe) e conta a situação que o hospital enfrenta, decorrente do estabelecimento de um teto financeiro. "Esse teto estabelece limites, mas dessa forma não dá para agir", declara. Ele e o superintendente da Santa Casa foram até à diretoria do instituto para discutir a situação. A informação foi que "até abril haveria reajuste de 25% do teto. Mas até agora, isso não aconteceu", lamenta.

Sobre uma minuta de moção que trata do serviço de hemodiálise na Santa Casa de Misericórdia de Itapeva, aprovada recentemente na Comissão de Saúde, o deputado Doutor Ulysses ressaltou que o serviço já funciona há alguns anos, mas de forma inadequada. "Atualmente, ela não corresponde à demanda. As pessoas estão viajando três vezes na semana para fazer o tratamento em outro município", disse.

O parlamentar explicou também que em seu mandato passado conseguiu uma emenda no valor de R$ 670 mil reais e oito máquinas para o serviço " mas as máquinas não estão sendo utilizadas. Assim, a moção pede ao Ministério da Saúde a ampliação desse serviço e o credenciamento pelo Sistema Único de Saúde. Com isso, prevê-se que o teto financeiro seja elevado de 152 para 192 pessoas por mês.

Para o deputado, é importante manter-se otimista, pensando que as coisas vão melhorar. "Apesar de todas as dificuldades, temos algumas notícias boas", diz " e destaca a importância de insistir junto ao governador e aos secretários para que atendam às necessidades da população.

Saúde

Cerca de 80% de suas emendas envolvem a área da saúde. Em relação ao tema, o deputado volta a dizer que "a população está sofrendo muito". Em sua região, faltam médicos nas unidades, medicamentos e vagas para exames. "Estamos trabalhamos para melhorar a situação. O prefeito também está lutando a favor do povo. Temos de priorizar o pouco de recurso", diz.

Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade São Paulo (USP), Doutor Ulysses conta que fez residência em cirurgia geral e explica que naquele tempo, no interior, precisava dominar todas as áreas da saúde, pois não havia especialistas. Ele destaca a importância da formação do profissional: "nós tivemos um benefício enorme vindo da sociedade e temos de dar esse retorno a ela". Segundo ele, poucos médicos vão para a rede pública, ou seja, raramente um médico formado oferece um retorno social.

Em virtude disso, elaborou a Lei 15.660/2015, que trata da obrigatoriedade do serviço comunitário para formandos do curso de medicina nas universidades públicas do Estado. O trabalho deverá ser remunerado pelo prazo mínimo de seis meses, com jornada de trinta horas semanais, em locais com carência de profissionais.

O deputado destaca também outra vitória no âmbito da saúde: no ano passado, conseguiu criar um Centro de Oncologia para pacientes de Itapeva. "O centro proporcionou aos pacientes o fácil acesso aos tratamentos. Antes, eles viajam 300 quilômetros para chegar até o local especializado", diz. Para ele, a construção do centro, que funciona já há três anos, foi uma conquista para todos.

Lar Vicentino

Paralelamente à sua carreira médica, Doutor Ulysses impulsionou projetos socioculturais " como o Lar Vicentino, localizado na sua cidade. Durante 30 anos foi presidente da instituição, e conta que todos os sábados visitava os pacientes e examinava-os. "Hoje meu filho é médico geriatra e assumiu a posição no asilo", conta orgulhoso.

Cenário atual

Para o deputado, a sociedade vive um período tumultuado e incerto. Ele diz que "as reformas são necessárias, em seu devido tempo e devida maneira". Para ele, é preciso criar um diálogo entre governantes e a população para que as mudanças não sejam impostas, havendo discussão para melhorar as condições de vida.

Sobre o futuro, Doutor Ulysses afirma que tentará a reeleição, e diz: "temos de continuar sonhando. Se não sonharmos, é melhor não viver".

alesp