Evento marca os 95 anos do rádio no Brasil


25/09/2017 19:13 | Vinicius Moreira - Foto: Raphael Montanaro

Compartilhar:

Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg209279.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg209281.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg209282.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa realizou nesta segunda-feira (25/9) um seminário com radiodifusores de todo o Estado para celebrar os 95 anos do rádio no país. Entre os temas debatidos, a atuação do rádio na era digital e os caminhos para o futuro desse meio de informação. Nesta data comemora-se o Dia do Rádio no Brasil.

Para o presidente da Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (Aesp), Paulo Machado de Carvalho Neto, trata-se de uma data duplamente especial. "São 95 anos de rádio no Brasil e 82 de fundação da Aesp. O rádio tem comunicação fácil, que vai conosco em todos os lugares. Estou orgulhoso de representar uma organização desse porte e é emocionante também porque o meu avô, Paulo Machado de Carvalho, foi um dos fundadores", declarou.

O presidente da Assembleia, deputado Cauê Macris, afirmou que o rádio é o instrumento mais simples de comunicação. "Desde a pessoa mais simples até o mais rico tem acesso. Diferentemente da internet, em que há as notícias falsas, no rádio dificilmente isso acontece, a informação é tratada com seriedade. Estamos vivendo em um mundo de transformação, com mudanças em todos os seguimentos", disse.

O presidente dos Correios, Guilherme Campos, revelou que o rádio, principalmente nas transmissões do futebol, marcou a sua infância. "O fato de levar o rádio até o estádio e fazer as pessoas acompanharem o jogo ainda faz parte do meu cotidiano. É muito gostoso de ouvir", disse.

Representando o governador Geraldo Alckmin, o secretário de Cultura José Luiz Penna mencionou dados históricos. "O rádio entrou em 1922 no Brasil, veio como um símbolo da modernidade. Mas até hoje as pessoas vão ao estádio e levam o seu rádio, porque a emoção que ele transmite é uma ampliação do espetáculo que está sendo vivenciado."

alesp