Comissão de Ciência recebe presidente da Aciesp


27/09/2017 17:46 | Da redação - Foto: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Mesa da comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg209429.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa da comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg209428.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Orlando Bolçone preside a comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg209430.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marco Buckeridge<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg209431.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vanderlan da Silva Bolzani<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg209432.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (27/9) pelo presidente da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp), Marco Buckeridge, apresentou um mapa científico do Estado de São Paulo da primeira década do século XXI. Os dados foram debatidos pelos membros da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação da Assembleia Legislativa de São Paulo.

O levantamento analisa as 15 mesor­regiões paulistas e levanta o número de pesquisadores, a produção de artigos e o impacto dessa produção, desde 2002 até 2011. Para Buckeridge, o estudo "constrói uma visão melhor do Estado sobre a ciência e a sociedade".

Ainda segundo o presidente, a falta de técnicos especializados na área dificulta o fomento de pesquisas no Estado. Além disso, "entraves burocráticos perturbam o pesquisador e tomam tempo". Para ele, a solução é um aperfeiçoamento na relação entre política e ciência.

O deputado Orlando Bolçone (PSB), presidente da comissão, ressaltou que o Estado de São Paulo detém "60% dos pesquisadores do Brasil". Ele também lembrou que a Assembleia Legislativa auxiliou na criação das condições para que São Paulo tivesse um sistema de inovação, ciência e tecnologia. O deputado Reinaldo Alguz (PV) defendeu mais parcerias com entidades privadas. "Para incentivar a ciência, é preciso trabalhar com as empresas".

Além dos citados, participaram da reunião os deputados Carlos Neder (PT), Davi Zaia (PPS), Doutor Ulysses (PV), Gilmar Gimenes (PP) e João Caramez (PSDB).

alesp