Alesp promoverá debate sobre prevenção do câncer de mama


28/09/2017 20:48 | Da redação

Compartilhar:

Ilustração<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg209525.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa realizará na próxima terça-feira (3/10) um ato solene para debater a campanha do Outubro Rosa, movimento internacional que tem por objetivo alertar a população para a prevenção contra o câncer de mama. O evento é organizado pelos deputados Celso Nascimento (PSC) e Clélia Gomes (PHS).

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o câncer é a segunda doença que mais mata no mundo, sendo responsável por 8,8 milhões de mortes em 2015. "Globalmente, quase uma em cada seis mortes é devida ao câncer", aponta.

Para o deputado Celso Nascimento, o objetivo do evento é "proporcionar conhecimento e informação para prevenir o câncer de mama".

A deputada Clélia Gomes (PHS) destaca que a doença afeta cerca de 60 mil mulheres por ano no Brasil. "O autoexame é importante para detectar a doença, mas a palpação só detecta tumores de 1cm. Por isso, o sistema público de saúde tem de garantir a realização da mamografia para todas as mulheres anualmente", destaca.

O evento contará com palestras, tratamentos alternativos, novas tecnologias e avanços da medicina, além da abordagem de outros temas sobre empreendedorismo e empoderamento feminino.

Câncer de mama

O câncer é uma doença causada pela multiplicação de células anormais, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama, que variam inclusive quanto à velocidade de desenvolvimento e à capacidade de espalhar-se pelo organismo, causando metástases.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer, do Ministério da Saúde (Inca), no ano de 2016 eram esperados 57.960 novos casos de câncer de mama no país.

A doença pode ser tratada e o diagnóstico precoce aumenta muito as possibilidades de cura, o que evidencia a importância da prevenção. A Secretaria da Saúde, por meio do Programa Mulheres de Peito, trabalha a prevenção deste tipo de câncer por todo o Estado. O Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

História do movimento

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando um laço cor-de-rosa foi distribuído pela Fundação Susan Komen For The Cure aos participantes da primeira Corrida pela Cura. O evento ocorreu na cidade de Nova York, em 1990.

No Brasil, a primeira iniciativa relacionada ao Outubro Rosa foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), no dia 02 de outubro de 2002.

alesp