Audiência Pública do Orçamento é realizada em Araraquara

Audiências Públicas Orçamento 2018 - Araraquara
02/10/2017 19:28 | Léo Martins - Foto: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Mesa da audiência pública<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg209675.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa da audiência pública<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg209676.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente na audiência<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg209677.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Márcia Lia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg209678.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Roberto Massafera<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg209679.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fabio Santos de Moraes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg209680.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ana Maria Ribeiro Florentino <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg209681.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Regina Aparecida Bueno Paiva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg209682.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cidinho Matão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg209683.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edna Martins<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg209684.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Theo Bratfisch<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg209685.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Educação, saúde e assistência social foram as prioridades indicadas por moradores, prefeitos, vereadores e representantes de entidades sociais que participaram da 20ª Audiência Pública do Orçamento 2018, realizada pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia Legislativa. A reunião ocorreu na Câmara Municipal de Araraquara na última sexta-feira (29/9).

O deputado Roberto Massafera (PSDB), presidente da audiência, ressaltou as dificuldades que o país enfrenta. "Isso reflete no Estado e quem sofre hoje são as prefeituras, mas não podemos esquecer que o orçamento esta voltado para os 645 municípios de São Paulo".

A deputada Marcia Lia (PT), apontou as deficiências nas áreas da saúde básica e educação, alegando que o governo não repassa o orçamento correto em diversas áreas. "Nós estamos vendo o desmonte do Estado, como podemos pensar isso sem a proteção a aqueles que precisam de políticas públicas e sociais?", questionou-se, referente às privatizações de diversas empresas em todo Estado.

Educação

O vice-presidente do Sindicado dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), Fabio Santos de Moraes, destacou o Plano Estadual da Educação, que se encontra estagnado. "O plano é lei, traria infraestrutura para as escolas, valorizava o magistério, contratava professores da categoria O, foi aprovado e não saiu do papel, está sem ação", disse.

O reajuste salarial para os professores também foi comentado por ele. "Falta professores, funcionários, mediadores, em algumas escolas faltam água e luz", declarou.

Saúde

A agente escolar Ana Maria Ribeiro Florentino passou por uma situação de constrangimento quando foi até a Santa Casa de Araraquara, e informada que lá o plano de saúde do Instituto de Assistência Médica do Servidor Público Estadual (Iamspe) não era atendido. "No holerite o desconto de 2% é feito todos os meses, nós estamos abandonados".

A representante da Comissão Consultiva Mista (CCM), Regina Bueno Paiva disse que a população está a deriva e não tem para onde correr. "Isso não é justo, o governo deve fazer o dever dele".

"Quem paga o Iamspe infelizmente são os funcionários públicos, o governo não coloca dinheiro", disse o vice-presidente da Apeoesp, Fabio Santos de Moraes.

A deputada Marcia Lia (PT) alegou que fará uma emenda específica para o Iamspe.

Assistência social

O morador araraquarense Alex Cesário, falou a respeito da manutenção do programa "Vila Dignidade", voltado a idosos independentes de baixa renda. "Esse projeto merece ser continuado e expandido para todo Estado, ele traz uma integração social que favorece esses idosos que não tem família e da uma qualidade de vida a essas pessoas", disse. O Programa Vila Dignidade é uma parceria entre a Secretaria da Habilitação, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e as Prefeituras dos Municípios Paulistas.

Os idosos continuaram na pauta. O conselheiro político de Araraquara, José Tadeu, disse a respeito de idosos que estão com problemas psicológicos. Ele tem desempenhado um projeto social com auxílio da prefeitura, em Praça de Araraquara, uma dessas ações é um torneio de baralho.

Diversos moradores e representantes de entidades se dirigiram à tribuna em apoio às assistências sociais, que sofreram um corte orçamentário significativo.

Outros temas

O ex-vereador do município de Matão, Cidinho, pediu que recursos fossem destinados para uma malha viária da cidade que foi afetada por uma chuva. Uma vicinal perigosa também foi apontada por ele. "É um local que faz vítimas com frequência", disse.

A segurança pública também foi discutida. A diretora regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads), Edna Martins, reivindicou a garantia das Delegacias de Defesa das Mulheres (DDM) sejam abertas 24 horas, para o atendimento a vitimas de violência. "Mulheres, crianças e idosos, que são atendidos por essas delegacias, precisam fazer isso em horário comercial, nós sabemos que a violência, em especial a doméstica, acontece no fim de semana", disse.

O vereador Tenente Santana pediu um reajuste salarial para os policiais e a distribuição de cargos efetivos para a região em um todo, não para apenas um batalhão. "Há cidades que não tem plantão nas delegacias por conta disso, não tem funcionários", declarou.

O presidente da Associação Bueno de Andrade para Cultura e Turismo Rural (Abatur), Theo Bratfisch, encaminhou sugestões para turismo rural em Araraquara, considerando o remanejamento de 540 mil reais para colocar alguns projetos em prática. "O turista não quer mais ser um mero espectador de viagem, mas sim um protagonista, que vivencia experiências únicas", disse.

De acordo com Luciano Pizoni, presidente da fundação Toque e da Federação das Entidades do Terceiro Setor de Araraquara e Região (Feara), o terceiro setor é o primeiro que sofre com esses momentos difíceis do país, e sozinho, não está dando conta das demandas sociais. "Muitas instituições vivem dos recursos destinados da Nota Fiscal Paulista, ela não pode ter um fim trágico que está previsto para dezembro desse ano", disse.

As prioridades indicadas pela população para a região administrativa de Araraquara foram educação (23% dos votos), saúde (22% dos votos), e assistência social (11%).

A próxima Audiência Pública do Orçamento ocorrerá nesta quinta-feira (05/10), às 18h, na Câmara Municipal de Barretos. Outras duas ainda serão realizadas no Estado.

alesp