Dia da Polícia Civil é comemorado na Alesp


03/10/2017 20:01 | Léo Martins - Foto: Raphael Montanaro

Compartilhar:

Deputados, homenageados e público da sessão solene<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg209784.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputados, homenageados e público da sessão solene<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg209785.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cauê Macris (ao centro) e convidados<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg209786.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Autoridades em segurança pública, policiais, delegados e membros da Polícia Civil do Estado de São Paulo foram homenageados em uma sessão solene, na segunda-feira (2/10), no plenário Juscelino Kubitschek. "Eles são exemplo em São Paulo e no Brasil. O Parlamento paulista presta essa homenagem para valorizar e reconhecer o trabalho desses profissionais que tanto contribuem com a segurança da população", disse o deputado Itamar Borges (PMDB), que presidiu o evento.

O deputado Delegado Olim (PP) frisou o momento de dificuldade que a instituição vive. "A polícia é o único lugar que sempre tem alguém para receber a população, 24 horas. Ninguém vai à polícia porque quer, e sim porque precisa", declarou.

O deputado Coronel Telhada (PSDB) exaltou o trabalho das polícias Civil, Militar e Técnico-Científica. "Todas elas têm feito um grande trabalho e de muitos anos na defesa dos cidadãos, das instituições e da lei em todo o nosso Estado. Infelizmente muitos integrantes foram perdidos neste período de combate ao crime", disse.

O secretário de Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, disse que a polícia demonstra eficiência no combate ao crime, apesar das dificuldades. "Ela é feita por homens e mulheres abnegadas, que lutam para que o povo de São Paulo tenha cada vez mais segurança", destacou.

O diretor do Departamento de Capturas e Delegacias Especializadas (Decade), delegado Nico, foi um dos homenageados. Ele contou um caso recente que o fez se destacar na corporação. "Um vendedor de biscoito, que trabalhava na porta do metrô, foi brutamente assassinado por dois jovens. Em menos de 24 horas, em tempo recorde, nós conseguimos prender esses marginais".

O secretário-adjunto de Segurança Pública, Sérgio Turra Sobrane, explicou que a Polícia Civil faz investigação, resolve crimes e produz instrumentos e coletas de provas para que as pessoas possam ser julgadas posteriormente. "O policial é o único cidadão investido no cargo público que jura fidelidade extrema, pois é com a própria vida que ele luta em benefício de pessoas que nem conhece."

O delegado-geral do Estado, Youssef Abou Chahin, contou que o policial tem uma carreira que requer muita dedicação e sacrifícios. "Um dia para comemorar todo o empenho do policial em relação à causa pública é extremamente importante, ainda mais na Casa do Povo."

O deputado Cauê Macris, presidente da Alesp, destacou a importância de fomentar a participação ativa da sociedade dentro do Legislativo. "Essas homenagens às instituições são muito importantes e vão de encontro ao que tenho defendido", declarou.

alesp