Homenagem a representantes da causa animal


06/10/2017 18:06 | Léo Martins - Foto: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Cauê Macris (segurando o cão Fred), deputados e convidados<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg210140.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cauê Macris (segurando o cão Fred), deputados e convidados<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg210141.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg210086.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa e público do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg210088.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Entidades, veterinários e protetores independentes que trabalham pela causa animal foram homenageados na Alesp na quarta-feira (4/10), no auditório Paulo Kobayashi. A data também celebra o dia de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais.

O evento foi promovido pelo deputado Campos Machado (PTB), autor de projeto que cria o Dia do Protetor de Animais, nessa data. A proposta está em tramitação ordinária na Alesp. "Eu defendo que o estímulo da defesa animal seja apartidário, já que muitas pessoas dedicam-se à causa", disse.

O deputado citou a proposta que fez ao Tribunal de Justiça para que os cartórios civis façam o registro dos animais com o sobrenome dos donos. "Nunca vi tanto apoio, demonstração de apreço e confiança a essa proposta, que fará muita diferença para pessoas em todo o país", destacou.

Luiz Scalea, presidente da Associação Protetora dos Animais São Francisco de Assis (Apasfa), conta o trabalho desempenhado. "Nós somos protetores vitoriosos e fazemos isso por prazer. Fazemos um trabalho que é do Poder Público. O Estado é totalmente omisso nessa parte."

A administradora da Apasfa, Giuliana Stefanini, abordou a dificuldade diária de ser protetor. "Nós estamos sempre enxugando gelo, mas não temos como fechar os olhos. Infelizmente não há como salvarmos todos. É muito difícil você resgatar e fazer a doação de todos os animais, porque as pessoas só querem os cachorros bonitos e perfeitos", disse. Stefanini adotou o cão Fred, que não tem os movimentos traseiros e foi resgatado de maus-tratos. "Eu tenho dez cachorros, amo eles igualmente, mas o Fred precisa mais de mim, então ele fica o tempo todo comigo. Hoje ele corre e é possível ver a sua felicidade, isso não tem preço", declarou.

O deputado Feliciano Filho (PSC) falou sobre a restrição ao uso de animais nas universidades e laboratórios. Recentemente, o Projeto de Lei 706/2012, de sua autoria, que trata do assunto, foi aprovado na Alesp, mas vetado pelo governador Geraldo Alckmin. "Apresentamos a ele que há métodos substitutivos, mas ele preferiu ouvir a USP, a Unicamp e a Unesp, e não outras faculdades de medicina veterinária, inclusive com nota máxima no Enade, que não adotam essa prática há anos", disse.

"Essa é uma discussão acima de qualquer partido. O engajamento não só de São Paulo, mas de outras cidades e Estados, mostra o quanto é importante esse debate", disse o deputado Jorge Caruso (PMDB).

Encontro de vereadores

O evento também foi marcado pela presença da União de Vereadores do Brasil, que reuniu parlamentares de nove Estados. O vereador Cadu, de São Paulo, destacou o trabalho dos homenageados. "Nós buscamos aproximar o Estado e a Federação na questão dos maus tratos dos animais. Isso amenizaria o problema dos mutirões de castrações, por exemplo", afirmou.

"É importante parabenizar àqueles que já lutavam pela causa animal, mesmo antes de serem eleitos com base nela", disse o deputado Caio França (PSB).

O deputado Itamar Borges (PMDB) ressaltou a importância do encontro que reuniu vereadores de todo o país. "É preciso reivindicar para que cada município tenha uma base de proteção e apoio. Para isso é preciso que haja proposições e legislações nas câmaras municipais", disse.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Cauê Macris (PSDB), disse que a Casa sempre estará de portas abertas para a causa. "É muito importante ver a representatividade das pessoas que defendem a causa animal", declarou.

alesp