Em audiência pública, alunos solicitam contratação de professores para USP Leste


11/10/2017 18:16 | Beatriz Correia - Foto: Raphael Montanaro

Compartilhar:

Mesa da audiência pública<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg210494.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa da audiência pública<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg210500.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg210495.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alencar Santana <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg210497.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa de São Paulo sediou na terça-feira (10/10) uma audiência pública realizada por iniciativa do deputado Alencar Santana (PT) e de alunos da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP) - campus Leste. Os estudantes solicitaram a contratação de docentes, principalmente para os cursos de marketing e obstetrícia da unidade.

O parlamentar afirmou que a universidade passa por uma crise de falta de recursos. "Tudo é parte de uma política de sucateamento do ensino público superior no Estado de São Paulo. A educação pede uma atenção urgente do governo", disse.

A representante do Centro Acadêmico de Obstetrícia da USP Leste Vitória Karen Raimundo explicou que a falta de professores é um problema antigo do curso. "O curso de obstetrícia nunca teve a formação docente completa desde a sua criação, em 2005. A especialidade tem um importante papel na saúde pública e na saúde da mulher e precisa de atenção", disse.

Obstetrícia é o conjunto de técnicas e conhecimentos empregados no cuidado de gestantes, mulheres que acabaram de dar à luz, recém-nascidos e seus familiares. O curso na USP Leste tem duração 4,5 anos e conta com 261 alunos e 26 professores, sendo necessários, no mínimo, mais 32 docentes.

A ausência de professores prejudica a realização do estágio obrigatório dos alunos. O estágio é feito em unidades de saúde e precisa da supervisão de um professor da área.

Outra graduação que enfrenta o mesmo problema é o curso de marketing."Começou com o afastamento de alguns professores por motivos de saúde, depois houve o falecimento de outro docente e a direção não fez nada para substituí-los", afirmou Gabriel Bragante, aluno do segundo ano.

A falta de docentes pode acarretar o fechamento de um dos turnos (matutino ou noturno) do curso de marketing, além de atrasar a formação dos alunos por falta de matérias ministradas.

O deputado Carlos Giannazi (PSOL) afirmou que a universidade enfrenta outros problemas além da falta de docentes."A USP Leste é marginalizada principalmente no orçamento que nós deputados aprovamos aqui nesta Casa. Existe um sucateamento e uma falta de investimentos gerais nas universidades públicas estaduais", afirmou.

De acordo com dados apresentados pela representante discente do Conselho Técnico-Administrativo da EACH, Nádia Costa, a universidade possui hoje 4,5 mil alunos distribuídos em 10 cursos, enquanto apenas 50% do campus Leste foi concluído. "Nós temos apenas 270 docentes estáveis, o restante são professores temporários, que recebem em torno de R$ 1,2 mil por mês", conta a estudante. A unidade da USP tem 19,05 alunos por professor.

A proposta dos estudantes é que após a audiência pública seja expedido um ofício, aprovado em Plenário na Alesp, solicitando uma reunião entre alunos, parlamentares e o governo do Estado. A deputada Beth Sahão (PT), presidente da Comissão de Educação e Cultura da Casa, sugeriu que o assunto seja levado para discussão no órgão técnico.

alesp