Indicadores apontam melhora na economia e educação da região de Campinas

O IPRS é elaborado pela Fundação Seade em parceria com a Assembleia Legislativa de SP
18/10/2017 13:05 | Da Redação - Fotos: Rogério Teixeira

Compartilhar:

Ester Viana, Feliciano Filho, Célia Leão, Henrique Magalhães, Cauê Macris, Rafa Zimbaude, Davi Zaia, Roberto Morais e Vinícius Schurgelies<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg210719.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ester Viana, Feliciano Filho, Célia Leão, Henrique Magalhães, Cauê Macris, Rafa Zimbaude, Davi Zaia, Roberto Morais e Vinícius Schurgelies<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg210721.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Apresentação do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IRPS) em Campinas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg210722.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Apresentação do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IRPS) em Campinas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg210723.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputados na apresentação do IPRS em Campinas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg210788.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Região Administrativa de Campinas registrou aumento nos indicadores que medem a escolaridade e a riqueza dos municípios. Os dados foram apresentados por deputados estaduais e técnicos da Fundação Seade, na última quarta-feira (18/10), na Câmara Municipal de Campinas. As informações são do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS), um indicador reconhecido pela ONU, que aponta a qualidade de vida nos 645 municípios do Estado.

Dos 90 municípios da região, 78 acusaram crescimento no item relativo à riqueza. O indicador de riqueza municipal procura captar, ao mesmo tempo, a riqueza do município e a renda familiar. O índice de escolaridade também aumentou e, agora, está acima da média estadual. Segundo o deputado Davi Zaia (PPS), a iniciativa da Assembleia é fundamental para que o gestor de cada município possa avaliar a eficiência do gasto público. "o desafio é gastar bem o recurso e os indicadores fornecem os parâmetros para ver como está a eficiência em cada local".

Para o deputado Feliciano Filho (PSC), o índice gera um referencial. "Quando você tem uma referência você consegue saber se as suas ações estão indo bem ou não, e consegue comparar com outros municípios."

"O aglomerado urbano de Campinas foi criado quando eu era deputado e apresentamos a sugestão para o governador Alckmin, e depois em 2011, ela acabou sendo criada", afirmou o deputado Roberto Moraes (PPS).

A deputada Célia Leão (PSDB) afirmou que o indicador é mais que informação: é também pesquisa e ciência. "Quando você tem o diagnóstico, você sabe como fazer. Muitas das falhas que acontecem são por falta de dados. O índice vem trazer exatamente isso: conhecimento. A informação traz poder, no sentido de poder executar. Para que as pessoas sejam mais bem esclarecias e acertem bastante", disse.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Cauê Macris (PSDB), explicou que a intenção é popularizar o indicador para auxiliar os gestores públicos municipais. "Muitos prefeitos e secretários não conhecem o IPRS. Campinas é uma região enorme, conta com mais de 90 municípios. Agora, é trabalhar com esses dados e incentivar o planejamento."



O IPRS monitora a evolução das condições de vida das populações dos municípios. As informações são fornecidas a cada dois anos aos gestores públicos e podem ser utilizadas para nortear a implementação de políticas públicas em áreas mais vulneráveis. O indicador nasceu por demanda da Assembleia Legislativa de São Paulo e é elaborado pela Fundação Seade. O estudo, realizado com registros oficiais administrativos, é estritamente técnico e trabalha com um número maior de variáveis, que permite melhor detalhamento das informações.

Confira o IPRS 2016 em Campinas: https://www.al.sp.gov.br/arquivos/iprs/2016/Campinas.pdf

alesp