Atendimento do AME Lorena


18/10/2017 16:28 | Da assessoria do deputado Afonso Lobato

Compartilhar:

Afonso Lobato (à esq.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg210738.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A redução na oferta de serviços de saúde por parte do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Lorena é um dos principais problemas que atinge a população do Vale Histórico, fato constatado pelo deputado estadual Padre Afonso Lobato (PV), em visita àquela região na última segunda-feira (16/10). "Os municípios alegam que, de alguns meses para cá, foi reduzida a oferta de serviços. Quero entender por que isso está ocorrendo, pois de nada adianta o Estado ter construído um AME que não consegue atender a região", disse Padre Afonso.

Segundo a prefeitura de Lavrinhas, a maior dificuldade é agendar o atendimento de especialidades, serviço que funcionava satisfatoriamente quando a AME começou a funcionar. Segundo apurou a assessoria do deputado, os municípios não estão conseguindo agendar consultas para algumas especialidades.

A mesma reclamação foi ouvida pela prefeita de Piquete Teca Gouvea, que alega que a falta de vagas provocou uma logística inviável para a prefeitura. "Muitas vezes o AME de Lorena encaminha pacientes para o AME Caraguá, que disponibiliza apenas uma vaga por dia, obrigando a prefeitura a arcar com esse custo", disse Padre Afonso.

De acordo com agentes públicos daqueles municípios, a carência está principalmente nas especialidades de oftalmologia, ortopedia e endocrinologia pediátrica. "Defendo a regionalização do atendimento prestado pelos AMES, pois isso deixaria os serviços mais humanizados e próximos das pessoas".

alesp